Baixo checkup preventivo eleva custos dos planos de saúde

Por Admin - Em 01/10/2019 às 5:37 PM

A baixa adesão ao checkup preventivo impacta nos custos totais dos planos de saúde e diminui a chance da descoberta de doenças em estágio inicial. Segundo uma pesquisa da corretora de seguros It’sSeg, oito em cada dez pessoas não realizam checkup preventivo. Foram contemplados nesse levantamento cerca de 64 mil vidas e 15 clientes da companhia.

Ao avaliar os indicadores, os usuários que não realizaram checkup registram despesas mais elevadas em relação àqueles que fizeram o procedimento em todos os itens analisados, como sinistro per capita (+2%) e custo de internação (+19,6%). A taxa de internação por mil usuários também foi muito superior para os que não realizaram o checkup (+18,8%). 

“Esse descaso com a saúde ainda é um problema cultural. O hábito de utilizar o sistema de saúde reativamente é um fator determinante para a precificação de um plano. E quem acaba pagando essa fatura mais elevada é o próprio usuário, que poderia realizar preventivamente o plano de saúde, independentemente de ter acesso a checkups, reduzindo riscos com sua saúde e despesas desnecessárias”, explica Thomaz Menezes, presidente da It’sSeg.

Custos dos planos de saúde podem ter alta de 18,8% a quem não realiza os checkups

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de IN Business