Fortaleza: capital brasileira dos cabos submarinos
Por Admin - Em 09/09/2019 às 5:45 PM
Fortaleza possui, atualmente, 14 cabos submarinos de fibra ótica instalados, interligando o Brasil com a África, Europa, América do Norte, América Central e América do Sul, fazendo com que a cidade seja um Hub de Tecnologia.
E a previsão é que até o fim de 2021, 18 cabos operantes estejam localizados na capital cearense, melhorando ainda mais a sua conectividade internacional, segundo o Telegeography.
A localização geográfica contribui para Fortaleza ser considerada um importante polo de concentração de cabos. Alguns dos 14 cabos atuantes hoje já operam desde 2000, como os dois GlobeNet, com extensão de 23.500 km e que ligam Fortaleza a Colômbia, Venezuela, Ilhas das Bermudas e Estados Unidos.
Cabos futuros, como os dois South Atlantic Express (SAEx1) previstos para 2021, por exemplo, conectarão Fortaleza com a África do Sul e Estados Unidos, com uma extensão de 14.720 km.
Existem, ainda, outros cabos já previstos para o ano que vem, ambos da EllaLink, com extensão de 6.200 km, e que ligarão Fortaleza a Portugal, Cabo Verde e Guiana Francesa.
Em recentes dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Ceará é um dos três estados brasileiros com melhor conexão banda larga, velocidade e quantidade de fibra ótica instalada.
A velocidade média do Estado contratada (Mbps) é a terceira maior do Brasil (27,23Mbps). Além disso, 85,9% dos municípios cearenses possuem cobertura de fibra ótica.
A Angola Cables, multinacional de telecomunicações angolana, mantém em operação a partir de Fortaleza os cabos South Atlantic Cable System (SACS) e o Monet.
Junto com o data center Angonap, inaugurado em abril deste ano, formam um empreendimento de tecnologia de ponta, que traz grande expectativa para atração de novos investimentos e negócios para o Ceará.
O Hub de Tecnologia, aliás, é um dos principais atrativos anunciado pelo governador Camilo Santana, junto com o aéreo e o portuário – durante reuniões de negócios com empresários do Brasil e do exterior.

Fortaleza concentra todos os cabos de fibra ótica que chegam ao Brasil da Europa, EUA e África
Foto: Divulgação
Mais notícias
Cuidado Público




























