ZPE-Ceará será ampliada para atrair novas empresas

Por Admin - Em 28/08/2019 às 7:20 PM

Única zona alfandegada em plena operação no Brasil, a ZPE-Ceará completa seis anos nesta sexta-feira (30), com um motivo a mais para comemorar. Afinal, na comemoração de seu aniversário, realizada nesta quarta-feira (28) foi assinada a Autorização de Pré-Projeto para a implantação da ZPE II.

“A ampliação da ZPE é mais uma grande conquista para o Governo do Ceará, ficará no município de Caucaia e terá uma área de 28 hectares para que possamos atrair novas empresas de diversos segmentos, incrementando assim o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda para o Estado”, disse o presidente do CIPP S/A, Danilo Serpa. 

A autorização para a elaboração do Pré-Projeto para a implantação da ZPE II foi concedida pela Receita Federal do Brasil, responsável por todo o alfandegamento desde o início das operações da ZPE-Ceará.

O secretário-chefe da Casa Civil do Ceará, destacou a importância da ZPE para o Ceará. “Não podemos esquecer que o Estado vive um momento de grande oportunidade. Estamos em uma localização estratégica no globo e devemos aproveitar esse período para crescer”, afirmou Élcio Batista.

Com mais de 6 mil hectares de área, a ZPE-Ceará permite que as empresas nela instaladas operem com benefícios fiscais e liberdade cambial, com pelo menos 80% da produção destinada para exportações, como a CSP, por exemplo.

No ano passado a ZPE cearense atingiu a marca de 12,5 milhões de toneladas movimentadas. Crescimento de quase 13% em relação a 2017. “Apesar de muito jovem, a ZPE-Ceará já tem resultados consistentes, esse é um trabalho realizado por toda uma equipe que trabalha com o objetivo de colher grandes frutos para todos”, asseverou Mário Lima Júnior, presidente da ZPE.

Também participaram da solenidade os prefeitos de Caucaia, Naumi Amorim, e São Gonçalo do Amarante, Cláudio Pinho. Na ocasião foram homenageados o senador Cid Gomes; o governador Camilo Santana; o inspetor-chefe da Receita Federal no Pecém, Edson Nogueira, e outras personalidades.

Mário Lima Júnior, Élcio Batista, Danilo Serpa, Cláudio Pinho e Naumi Amorim na solenidade

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de IN Business