Setcarce e Fetranslog vão discutir alíquotas de ICMS sobre o diesel

Por Admin - Em 26/08/2019 às 4:59 PM

As variações de preços do óleo diesel geram um impacto significativo nas planilhas de custos das transportadoras. Em especial as alíquotas de ICMS, com grandes variações de um estado para outro, que geram muitas diferenças no valor do trecho percorrido.

“O nosso aqui do Ceará é um dos mais caros, inclusive entre outros estados nordestinos. Mas existem alíquotas ainda maiores pelo País afora. A CNT e a ANTC têm realizado um forte trabalho, junto ao Governo Federal, para tentar resolver isso”, disse Clóvis Bezerra, que é presidente da Fetranslog e do Setcarce.

Ele destacou que estas duas entidades regionais também estão mobilizadas, junto às de nível nacional, com o objetivo de encontrar uma maneira de haver um equilíbrio no preço do diesel em todo o território nacional.

“Na primeira quinzena de setembro, estarei em Brasília, onde passarei dois dias discutindo diversos assuntos como o frete mínimo, os impostos, principalmente o ICMS, que é muito significativo na composição do valor final do transporte, pois há diferenças de até 20% de um estado para outro, o que é um absurdo”, afirmou o dirigente.

E salientou, inclusive, já ter observando que postos situados nas divisas do Ceará estão fechando, devido à diferença de valor do diesel. “Os donos de postos, às vezes, não têm como competir com o preço praticado no estado vizinho e acabam tendo de fechar”, lembrou Clóvis Bezerra.

Variação do preço do diesel tem impacto significativo na valor final do frete pelo Brasil afora 

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de IN Business