Governo do Ceará recebe representantes consulares no Palácio da Abolição
Por Admin - Em 02/08/2019 às 8:57 AM
Os secretários chefe da Casa Civil, Élcio Batista, e de Assuntos Internacionais, César Ribeiro, receberam, no Palácio da Abolição, representantes consulares de 16 países, com o objetivo de dar um novo impulso às ações diplomáticas, bem como acelerar o processo de internacionalização da economia cearense, tendo em vista as ações estratégicas que o Governo do Ceará vem desenvolvendo, em especial com a Trinca de Hubas – aéreo, portuário e de telecomunicações.
Todos participaram do “Encontro com a Sociedade Consular – O Ceará no contexto internacional”, a fim de que sejam intensificadas as trocas comerciais, relações diplomáticas, sociais e culturais com diversos países. “Nós temos uma tarefa super importante que é fomentar uma aproximação com esses países, sobretudo os que possuem representação aqui no Ceará. Na primeira gestão do governador Camilo Santana já buscamos estreitar esses laços e, nesse segundo governo, o Estado está ainda mais vocacionado para a abertura da economia do Ceará para o mercado internacional”, disse Batista.
Já César Ribeiro destacou a expansão do processo de melhoria constante da ambiência de negócios do Estado, com os melhores índices de educação básica entre os Estados, equilíbrio fiscal, manutenção dos níveis de investimento e transparência, localização geográfica, entre outros. E apresentou um vídeo institucional do Ceará.
“Essa interlocução mais afinada com a Sociedade Consular abre um canal de oportunidades bilaterais muito grande, não só para investimentos, mas para que o Estado, a nossa produção, empresários, Academia tenham conhecimento e oportunidades sobre o que está acontecendo lá fora e vice-versa”, ressaltou Ribeiro.
O presidente da Sociedade Consular do Ceará, José Maria Mccall Zanocchi, que é Cônsul Honorário do Uruguai, disse que os representantes consulares são interlocutores privilegiados das relações internacionais e estão a serviço dos países que representam, mas também dos estados que os recebem.
Destacou que o Ceará possui uma grande representatividade de 23 países e a sociedade vem trabalhando para ajudar a ampliar essa atuação, com novos consulados em vista e com muito a contribuir com o Estado.
E isso não só nas relações econômicas e de turismo, mas nas áreas social, cultural, acadêmica, do meio ambiente, entre outras. “Temos que aproveitar o bom momento do Ceará, com a ampliação das relações internacionais, um momento sem precedentes na nossa história, e que nós certamente estaremos na ponta, ajudando a receber os estrangeiros da melhor forma possível, para que possamos construir laços de amizade e prosperidade”, disse.

Secretários César Ribeiro e Élcio Batista receberam os representantes consulares de 16 países
Foto: Divulgação
Mais notícias
Cuidado Público




























