ABIH-CE recebe ministro do Turismo na homenagem a Manoel Linhares

Por Admin - Em 17/12/2018 às 3:06 PM

Em prestigiada solenidade, o empresário Manoel Cardoso Linhares recebeu o Troféu Habib Ary – Personalidade Turística 2018, maior comenda entregue pela ABIH-CE a personalidades que se destacam pelo trabalho em prol do desenvolvimento do turismo no Ceará.

O próprio titular do Ministério do Turismo (MTur), Vinícius Lemmertz, compareceu ao jantar e destacou a importância da abertura irrestrita de entrada de capital estrangeiro nas empresas aéreas que atuam no Brasil, realizada pelo presidente Michel Temer.

Essa decisão dará um novo impulso ao mercado aéreo nacional e possibilitará a vinda de novas empresas para atuarem aqui, o que deve melhorar a malha aérea nacional, bem como reduzir os custos das passagens e ampliar dos serviços”, explicou.

O presidente da ABIH-CE, Eliseu Barros, que entregou a comenda, disse que as perspectivas para 2019 são muito boas para o setor de hotelaria e turismo. “Acho que será muito bom. Conseguimos manter a Setur, muito forte e independente. Esperamos que o secretário Arialdo Pinho continue, para manter o trabalho e quantidade de voos que foram conquistados este ano. Se em 2018, que foi um ano difícil, crescemos entre 3 e 4%. Em 2019 deveremos crescer entre 5 e 6%. Acho que promete”, explicou.

Já Manoel Linhares, que conseguiu trazer representantes do setor hoteleiro de 15v estados, tem a mesma visão para 2019. ”O presidente Jair Bolsonaro e o governador Camilo Santana perceberam a importância do turismo, que impacta em 52 setores, desde o taxista, comércio, hotelaria, gastronomia, todos ganham. Não temos outra opção para desenvolver a nossa economia, a não ser com o turismo. Com a abertura do capital para as empresas aéreos, vai aumentar a concorrência, gerando muitas oportunidades”, salientou.

O secretário do Turismo Arialdo Pinho preocupa-se em estabelecer uma relação de voos nacionais e regionais, por parte das empresas que devem vir atuar aqui. “É essencial que a Anac, ao fazer o decreto, inclua um percentual de voos regionais para quem quiser voar no Brasil”, afirmou.

Sobre hotelaria, disse que uma rede norte-americana que tem 5 mil hotéis e 14 marcas no mundo o procurou, querendo abrir uma unidade no Ceará. “Mas é preciso termos segurança jurídica na questão ambiental. Já falei com o pessoal da Semace, que deve divulgar em fevereiro uma medida que alivia um pouco nas licenças, mas creio que só se resolve com ZEE (Zoneamento Ecológico-Econômico)”, afirmou.

O titular da Setfor, Régis Medeiros, destacou que devem ser abertas as portas do Brasil para o mundo, pois num país de dimensões continentais, ter apenas quatro empresas operando é pouco. “Temos de estar aberto ao capital internacional, pois precisamos de voos, concorrência, transportando cada vez mais turistas, emitidas as regiões”, disse.

Eliseu Barros, Manoel Linhares e Vinícius Lummertz, durante a entrega do Troféu Habib Ary

Foto: Balada IN

Mais notícias

Ver tudo de IN Business