Economia
Euro alcança paridade com o dólar pela primeira vez em 20 anos
Por Viviane Ferreira - Em 12/07/2022 às 12:17 PM

.
O euro caiu para a marca de 1,000 dólar na manhã desta terça-feira (12). A última vez em que a moeda comum europeia havia alcançado a paridade com a moeda americana havia sido no início de dezembro de 2002.
O tombo do euro se deve principalmente aos temores de uma recessão. Acima de tudo, o risco de um congelamento do fornecimento de gás preocupa os mercados financeiros, porque isso paralisaria a economia na Alemanha e na Europa.
As preocupações de uma recessão na Europa causada por uma crise de energia e a valorização do Dólar pelas expectativas de que o Federal Reserve (BC dos EUA) aumente as taxas de juros mais rapidamente que o esperado são os fatores apontados por especialistas para o fato.
Ao mesmo tempo, contudo, o BCE não deve fazer isso muito rapidamente, senão corre o risco de paralisar a economia. “Ele poderia primeiro tentar intervir verbalmente”, analisa Sonja Marten, especialista em câmbio do DZ-Bank .Mas a experiência mostra que é mais provável que isso atraia especuladores, que poderiam empurrar novamente para baixo a taxa de câmbio do euro dentro de poucos dias.
A interrupção do fluxo de gás russo que chega pelo gasoduto Nord Stream 1, atualmente em manutenção, alimentam os temores de uma grande crise energética na União Europeia, por isso os investidores estão privilegiando a moeda norte-americana, que chegou a ser negociada a um dólar por euro nesta terça-feira, na maior cotação diante do euro desde 2002.
Mais notícias
comércio exterior




























