Missa celebra centenário de Francisco de Assis Philomeno Gomes
Por Admin - Em 09/08/2017 às 10:27 PM
Um dos pioneiros do setor têxtil no Ceará, o industrial Francisco de Assis Philomeno Gomes completaria hoje 100 anos. E para marcar a data, a esposa Beatriz e os filhos Pedro, Roberto, Tida, Maria Júlia, Francisco Júnior, Sarah Rosita, João Vicente e Carlos Alexandre, celebram missa em ação de graças hoje (09/08) na Igreja do Pequeno Grande às 19h.
Filho de um dos maiores industriais que o Ceará já teve, Pedro Philomeno Ferreira Gomes e de Maria Júlia Fonseca Philomeno Gomes, Francisco de Assis Philomeno Gomes teve formação na Universidade de Manchester, passando também pelos Estados Unidos. Retornando ao Brasil, dirigiu a Fábrica de Tecidos São José, utilizando o aprendizado adquirido no exterior, implantando serviços médicos e odontológicos, restaurante, creche, escola e vila operária, pouco utilizadas pelas empresas na época. Diretor de uma das maiores indústrias de tecelagem do Norte/Nordeste transformou-a na Geradora Maior, permitindo, durante anos, o crescimento do patrimônio o seu pai.
Espírito empreendedor, Philomeno Gomes foi sócio diretor da Gomes & Cia Ltda e Diretor Presidente da Philomeno Hotéis, atuando em diversos ramos de negócios como purificadora, gráfica, hotelaria e confeitaria. Numa época em que as pessoas não tinham o hábito de comer fora de casa, o empresário deu a Fortaleza o sofisticado Panela, restaurante que foi um marco na gastronomia cearense.
Francisco Philomeno foi presidente do Sinditêxtil por duas gestões (1956 a 1958 e 1968 a 1971 e sócio fundador do Jockey Clube de Fortaleza, do Náutico e do Iate. Sua religiosidade fez com que assumisse a comissão que tratou da reconstrução da Catedral Metropolitana de Fortaleza. O empresário deixou aos seus hedeiros um legado de empreendedorismo, visão empresarial à frente do seu tempo e de generosidade. Legado este que merece ser seguido.

Mais notícias
Nesta Segunda

























