Novas vertentes
Campos Neto visa ampliar o olhar sobre a inflação na perspectiva da volatilidade e não apenas do nível
Por anamaria - Em 25/11/2022 às 6:21 PM
Durante a sua participação em um evento promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), nesta sexta-feira (25), o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto de Oliveira Campos Neto, falou sobre a possibilidade de olhar a volatilidade da inflação em vez de observar apenas seu nível.
Na oportunidade, Campos Neto afirmou que as pressões inflacionárias globais estão mais persistentes, argumentando que por conta de uma adaptabilidade menor da oferta, sempre que houver choque, a inflação será mais volátil. A sua fala foi endossada ao mencionar um estudo produzido pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS), em que mostra, o comportamento dos preços em diferentes economias. Conforme o estudo aponta, países com um nível de inflação mais baixa permitem aumentar a oferta de moeda na economia gerando um efeito menor na inflação.
“Uma coisa que a gente está pensando em investigar é: ao invés de olhar simplesmente o nível de inflação, olhar a volatilidade da inflação. Porque se a gente está dizendo que a oferta vai ser menos adaptável daqui para frente, a gente está dizendo que os diversos choques virão pela frente, a inflação será mais volátil”, declarou Campos Neto.