Galeria Lume retorna à SP-Arte com obras inéditas
Por Admin - Em 09/03/2017 às 1:38 PM
Pelo sexto ano consecutivo, a Galeria Lume participa da SP-Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo, que ocupará o Pavilhão da Bienal entre os dias 6 e 9 de abril. Já firmado como um dos mais importantes eventos do mercado global de artes, o festival, que em 2017 chega a sua 13ª edição, reunirá mais de 130 consagradas galerias de arte moderna e contemporânea, do Brasil e do mundo.
Entre os destaques que a Lume apresentará na SP-Arte está a instalação Por um fio, da artista multidisciplinar catarinense Ana Vitória Mussi, pioneira no uso da fotografia associada à videoinstalação. O trabalho é composto por 22 mil negativos recortados e recombinados em ordem distinta à sequência original a partir da utilização de fios de náilon. A espessa e escura cortina que pende da parede e deita-se sobre o chão, além de propor reflexões acerca do valor da imagem em nossa cultura, faz referência ao apagar dos flashes que iluminavam a high society carioca dos anos 1970 e 1980, retratada pelos negativos.
A galeria, que comemora neste ano seu 5º aniversário, levará ainda um conjunto de fotografias do britânico Martin Parr, fotógrafo mundialmente reconhecido pelo retrato de cenas triviais, cheias de humor e repletas de críticas sobre os hábitos da sociedade moderna. As fotografias que serão expostas no Pavilhão da Bienal compreendem as séries Luxury e Bored Couples.
O artista multidisciplinar Luiz Hermano também será representado pela galeria durante o festival com sua série inédita, Reação em Cadeia, de 2017. Uma das obras, Reação em Cadeia #2, traz um painel construído a partir de dezenas de cubos e outras formas geométricas em ferro, fundidas lado a lado. Também terão seus trabalhos expostos os artistas Kilian Glasner, Claudio Edinger, Amalia Giacomini, Florian Raiss, Julio Bittencourt e Nazareno.
Gallery Night
Para inaugurar a semana da SP-Arte, galerias e museus paulistanos abrirão suas portas nos dias 3 e 4 de abril, à noite, para roteiros especiais. A ação, conhecida como Gallery Night, convida o público a transitar por bairros paulistanos, visitando espaços voltados para a arte. Na ocasião, a Galeria Lume realizará, no dia 4, a partir das 19h, uma visita guiada à exposição A Experiência Geográfica, individual do artista Nazareno, em cartaz entre os dias 23 de março e 27 de maio.
A visita será acompanhada não apenas pelo artista, mas também pelo galerista e curador da mostra, Paulo Kassab Jr. As vagas são limitadas e a participação prescinde de inscrição. Os interessados deverão enviar seu nome completo para o email contato@galerialume.com.
Galeria Lume
Fundada em 2011 pelos sócios Felipe Hegg, Paulo Kassab Jr. e Victoria Zuffo, a Galeria Lume nasceu com o intuito não só de exibir artistas contemporâneos, estabelecidos e emergentes, mas também de propor o desenvolvimento de novos processos criativos a partir da transgressão das fronteiras que delimitam disciplinas e linguagens artísticas distintas.
Com frescor e ousadia, a Lume firmou-se como uma das mais prestigiadas galerias de arte voltada para fotografia e arte contemporânea. Ao longo de seus cinco anos, a galeria promoveu dezenas de exposições, individuais e coletivas, com artistas nacionais e internacionais.
Em sua curta, mas já bem sucedida trajetória, a Lume tem também marcado presença em importantes feiras de arte e fotografia, do país e do mundo. São momentos riquíssimos e criativos, de encontro com museus, colecionadores, profissionais e amantes da arte, que a galeria aproveita para apresentar suas propostas e o trabalho de seus artistas e inserir-se ainda às discussões acerca do fazer arte na atualidade.

Luis Hermano
Foto: Divulgação
Mais notícias
INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

























