Roberto Cláudio e Carol Bezerra seguem para temporada em Orlando

Por Admin - Em 04/01/2016 às 8:38 AM

Depois de comandar o tradicional Réveillon de Fortaleza, que reuniu cerca de um milhão de pessoas, no Aterro da Praia de Iracema, o prefeito Roberto Cláudio, ao lado da primeira-dama, Carol Bezerra, e das herdeiras Isabela e Roberta, seguiu para temporada de férias em Orlando.

O prefeito- que se destaca por tocar obras na cidade- retorna aos trabalhos no próximo dia 7, quando terá como uma das primeiras atividades, o encontro com 40 novos conselheiros tutelares de Fortaleza.

Balanço de 2015 e projetos para 2016

Antes de embarcar para os EUA, Roberto Cláudio fez um balanço de suas ações destacando as áreas de saúde, mobilidade e educação, e já adiantou alguns dos projetos para 2016.

Saúde

De acordo com RC, a saúde foi a área que recebeu mais investimentos nos três anos de gestão. “Fortaleza teria obrigação constitucional de gastar 15% de todo o orçamento com a saúde, mas nós vamos concluir o ano gastando quase o dobro, ou seja, 28%”, disse. Ele também comentou melhorias como o aumento da cobertura do Programa Saúde da Família (PSF) de 18 para 60%, reforma, ampliação, construção e mudança de gestão dos postos de saúde, abertura de três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), aumento de 220 leitos contratados e de 200 novos médicos.

“No começo de 2016 vamos começar a reforma do IJF 2, a reforma dos três Frotinhas, estamos com a expansão do Hospital da Mulher em andamento e temos uma Policlínica em obras. A despeito de tudo isso, nós temos que ficar atentos: o desafio da saúde não é só construir. É manter esses equipamentos e garantir a continuidade dessas ações”, afirmou.

Mobilidade

A meta da Prefeitura é dar importância ao transporte público e novos modais, como a bicicleta. Entre as ações da gestão estão o Bilhete Único, as Faixas Exclusiva de Ônibus, o Corredor Exclusivo de Ônibus (BRT), as Ciclovias, Ciclofaixas e Bicicletar.

Educação

Segundo o Prefeito, foram implantadas no Município 13 Escolas de Tempo Integral (ETIs), e o ano letivo de 2016 terá início com mais quatro, além de outros nove equipamentos do tipo, em parceria com os Centros Urbanos de Cultura, Ciência, Arte e Esporte (Cucas). A queda de matrículas da rede de ensino Municipal, que vinha sendo de 10 matrículas/ano, foi revertida e os indicadores de qualidade melhorados.

“Educação é para aprender. Os números de matrículas, obras, são todos meios para que a gente atinja um fim, que é qualificar o processo de aprendizagem”, explicou o Prefeito. Para ele, o papel da creche é fundamental para o desenvolvimento das crianças. “Quanto mais cedo o aluno vai para a escola, mais cedo é o desenvolvimento cognitivo, motor, de maturidade e confiança”.

Em três anos, a Prefeitura de Fortaleza abriu 65 creches, com previsão de mais 35 para serem implantadas, ultrapassando a meta prevista pela gestão.

Mais notícias

Ver tudo de Notas