Festas de fim de ano em casa? Aí vão dicas certeiras de como receber bem

Por Admin - Em 09/12/2015 às 8:56 AM

O fim de ano já está aí, época perfeita para celebrar e promover diversos encontros de amigos e familiares. Pensando naqueles que querem receber bem, pegamos dicas certeiras com a consultora em treinamento e etiqueta social, Lúcia Wolff, e com a cerimonialista, Teresa Borges.

”As famosas ‘regras de etiqueta’ não podem ser consideradas futilidade. Hoje estão muito mais flexíveis. Podem facilitar o convívio e demonstram que você tem educação, é elegante e usa das boas maneiras para se comportar em público. A etiqueta está associada à linguagem verbal, linguagem corporal, vestimentas, tom de voz, etc,” afirma, Lúcia Wolff.

A consultora nos revelou que para este momento de confraternização, o ideal é convidar os amigos que mais tenha afinidade e, na ocasião, é importante estar pronto antes da hora marcada para recebê-los, pois alguns são bem pontuais.

No primeiro momento, ela conta que o anfitrião deve conduzir os convidados para um ambiente confortável, não primeiramente à mesa e recepcioná-los com uma espumante ou champagne bem gelada, enquanto aguarda os demais. Ah, e no caso de novos amigos, introduzi-los nas rodas com uma breve apresentação, para faciliar a interação entre todos.

Decoração

De acordo com Teresa Borges, a anfitriã ou responsável pela confraternização deve cuidar de todos os detalhes da decoração da festa, bem como de toda a infraestrutura a ser utilizada, sem esquecer que toalhas e guardanapos deverão ser com motivos natalinos, periodizando as cores vermelho, dourado e verde, sendo que atualmente, usa-se o azul claro com dourado, dando um tom natalino ao local. ”Ao arrumar o ambiente deixe espaço suficiente para a livre circulação dos convidados”, ressalta.

Lúcia Wolff complementa: ”Ouse na decoração da sua mesa, usando louças, taças e talheres mais sofisticados com guardanapos de tecido fino como linho; jamais seda, que embora seja um tecido fino, não é adequado. E, não se esqueça do arranjo central em flores/rosas naturais (evite as de aroma muito marcante) com atenção na “altura” para facilitar a visão e comunicação entre os convidados.”

Jantar

”É gentil conduzir os convidados à mesa indicando o lugar que devem sentar. Sempre alterne homem e mulher”, afirma Lúcia. Ainda segundo ela, se o jantar for servido em aparador e não à mesa, é importante observar o número de lugares para que todos possam comer sentados.

Para o cardápio, Teresa indica chester, pernil, peru, farofa, salpicão, salada e rabanada. A sobremesa? Não se deve exagerar, no máximo dois tipos! Ela ressalta, ainda, para não esquecer de pedir ao convidado para levar uma lembrancinha objetivando a participação no amigo oculto, durante o encontro.

No quesito bebidas, a cerimonialista aposta em espumantes, vinho, cerveja, refrigerante, água de coco e sucos. ”Se algum convidado desejar outra bebida, poderá trazer, contanto que previna a anfitriã”, ressalta.  Ah, se a confraternização contar com a presença de crianças, Teresa indica também, uma mesa com guloseimas infantis.

E, detalhe, no final do encontro, ”não esqueça de despedir-se; leve seus convidados até a porta e agradeça a presença”, finaliza, Lúcia Wolff.

Mais notícias

Ver tudo de Notas