Sereia de Ouro: Conheça um pouco mais da trajetória do Dr. Elias Geovani Boutala

Por Admin - Em 23/09/2015 às 9:15 AM

Criado pelo chanceler Edson Queiroz, o Troféu Sereia de Ouro será entregue nesta quinta-feira (25), durante solenidade no Theatro José de Alencar. Até lá, o Portal Balada In contará um pouco da trajetória dos homenageados. Depois de Cid Gomes, hoje será a vez de conhecer um pouco mais sobre o médico Elias Geovani Boutala Salomão.

Natural do Crato, o Dr. Elias (79) formou-se em 1962, pela UFC, cursou pós-graduação com residência em clínica médica no Hospital das Clínicas da mesma faculdade, onde também fez cursos de especialização e aperfeiçoamento. Exerceu o cargo de Secretário de Sáude do Estado do Ceará de março de 1983 a agosto de 1986 e integrou o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde.

Foi médico do Departamento Estadual de Sáude e do Instituto Nacional de Previdência Social. No Hospital Geral de Fortaleza, dirigiu como substituto o hospital e sua divisão médica assistencial, além de chefiar o serviço de recuperação e terapia intensiva. Também atuou como chefe do serviço de clínica médica do Hospital de Saúde Mental e do serviço de residência dos Hospital das Clínicas.

Na Universidade Federal do Ceará, foi vice-diretor da Faculdade de Medicina; professor e assistente adjunto, chefe e secretário do departamento de Medicina Clínica da faculdade. Participou do grupo de trabalho para implantação do Curso de Medicina de Sobral e Barbalha. E, ainda foi membro do conselho curador, coordenador dos projetos de extensão da pró-reitoria de extensão e de graduação da Faculdade de Medicina da UFC. O Dr. Elias também é membro da Academia Cearense de Medicina.

Para ele, receber o troféu Sereia de Ouro é uma forma de ver coroada a sua tarjetória profissional. ”Trata-se de uma comenda muito importante, primeiro porque o critério da escolha é muito rígido. Além disso, a amizade que me une a D. Yolanda Queiroz é muito antiga e fico muito honrado de receber esse troféu de uma das empresas de sua família. Quando recebi a notícia, pensei: isso representa algo- que eu devo ter cumprido bem meu papel na comunidade”, afirmou.

Quem também receberá o troféu, em noite de puro brilho, é a médica Lúcia Maria Alcântara de Albuquerque e o professor Jesualdo Pereira Farias.

Mais notícias

Ver tudo de Notas