aberto ao público

Planetário Rubens de Azevedo divulga a programação de novembro

Por Viviane Ferreira - Em 31/10/2023 às 3:54 PM

Planetario Rubens De

.

Em novembro, o Planetário Rubens de Azevedo segue com quatro sessões lúdicas de quinta a domingo, além do Curso Popular de Astronomia e do Noite das Estrelas, programações gratuitas. Haverá agenda diferenciada nos dias 2, 3 e 15, em virtude dos feriados. Mais informações podem ser acessadas na página (www.planetariorubensdeazevedo.com.br).

Programações gratuitas

Curso Popular de Astronomia

O Curso Popular de Astronomia segue com aulas gratuitas nos dias 11, 12, 18, 25 e 26 de novembro. Com turmas às 14h30 e 15h30, na sede do Planetário, o minicurso é indicado para pessoas com idade a partir de 12 anos. As inscrições são abertas sempre na quarta-feira anterior à aula da semana, a partir das 12h, no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br) ou diretamente na página do Planetário (www.planetariorubensdeazevedo.com.br), com limite de 50 vagas por turma.

Abrindo a agenda de aulas do mês, nos dias 11 e 12 de novembro, a Profª. Sthephany Ruivo, graduanda de licenciatura em Física pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), falará sobre “Evolução da Astronomia”.

A miniformação apresentará a fascinante história da evolução do estudo da astronomia e astrofísica em linguagem simples, destacando a motivação por trás desse progresso e como ela nos levou a entender o universo e o desenvolvimento do nosso cosmo. Serão abordados conceitos fundamentais, incluindo a estrutura do universo, as leis da física que o governam, a natureza das estrelas e galáxias, além de outros fenômenos cósmicos intrigantes. O objetivo é fornecer uma visão geral abrangente e empolgante através de uma viagem no espaço e tempo no Planetário Rubens de Azevedo.

Já no dia 18 de novembro, será a vez de aprender sobre “História da Astronomia” com o professor Thiago Henrique, Mestre em Engenharia de Telecomunicações e licenciado em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). A partir de modernas imagens e vídeos imersivos, os participantes poderão aprofundar seus conhecimentos sobre a história da Astronomia, desde as primeiras observações noturnas, passando por grandes pensadores, matemáticos e filósofos, até chegarmos na Astronomia moderna, com grandes telescópios no espaço.

No último final de semana do mês, dias 25 e 26, o professor Rubens Marreira, mestre em Ciências Físicas Aplicadas e licenciando em Física pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), falará sobre “Objetos do Céu Profundo”. Em lindas projeções, serão apresentados alguns objetos que existem no universo e despertam curiosidades e uma grande fascinação. Na aula, além do Sistema Solar, serão abordados aglomerados, galáxias, nebulosas, e algumas outras estruturas astronômicas que existem no nosso universo.

Noite das Estrelas

No dia 22 de novembro (quarta-feira), noite de Quarto Crescente Lunar, das 19h às 21h, o Planetário realiza mais um Noite das Estrelas, programa gratuito de observação astronômica a partir de um telescópio especial, disponibilizado ao público em geral para a visualização de crateras da lua, planetas, nebulosas, etc. A participação é gratuita e livre, por ordem de chegada. A realização do programa fica condicionada às condições de visibilidade, sendo interrompida se o céu estiver nublado.

Sessões lúdicas

O Planetário mantém a oferta de sessões lúdicas sobre Astronomia e Ciências afins de quinta a domingo. Às quintas e sextas são exibidas a infantil “ABC do Sistema Solar”, às 18h, e a juvenil-adulta “Explore – Da Astronomia dos Povos Antigos às Viagens Espaciais”, às 19h. Aos sábados e domingos, a programação começa a partir das 17h, com uma sessão a cada hora: “ABC do Sistema Solar” (infantil), “Kaluoka’hina” (sessão juvenil-adulta) às 18h, “Passaporte para o Universo” (sessão juvenil-adulta) às 19h, e “Explore – Da Astronomia dos Povos Antigos às Viagens Espaciais” (sessão juvenil-adulta) às 20h. Os ingressos para as sessões podem ser adquiridos no site da Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar) e na bilheteria física no Dragão.

 

Mais notícias

Ver tudo de Notas