CCJ aprova Rodrigo Janot para procuradoria geral da República
Por Admin - Em 31/08/2013 às 12:45 PM
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quinta-feira (29), o nome de Rodrigo Janot Monteiro de Barros para assumir a Procuradoria Geral da República (PGR). O relatório favorável à indicação de Janot foi apresentado pelo líder do PMDB, senador Eunício Oliveira (CE) que reconheceu a capacidade do jurista para assumir a função. “Já estou convicto das suas capacidades curriculares, profissionais e de serviços prestados à aplicação da justiça dentro dos mais rigorosos princípios constitucionais”, disse.
O peemedebista ainda ressaltou o trabalho exercido pelo ex-procurador Roberto Gurgel, ao analisar a atuação do Ministério Público. “Atuando com a seriedade, a autonomia e a independência requeridas, doutor Gurgel fez exatamente o que a população brasileira esperava durante os anos em que esteve à frente da PGR”, reconheceu.
Durante sua apresentação, Rodrigo Janot falou sobre as funções do Ministério Público, ao estar “permanentemente em ação em prol da comunidade”, e destacou os avanços alcançados nos últimos 25 anos através da atuação do MP em áreas como enfrentamento da impunidade, combate à corrupção e disseminação da cultura democrática. Ele defendeu que a instituição avance ainda mais através de parcerias e diálogo. “É o momento de Ministério Público fazer uma autocrítica. Abrir-se a sociedade, compreender e rever o seu papel em relação a outras instituições. A base indispensável para as funções do Ministério Público é o diálogo. Diálogo dentro do MP, diálogo fora do MP, diálogo com os diversos atores sociais e privados”, afirmou.

Foto Divulgação
Mais notícias
REFERÊNCIA NACIONAL

























