Exposição presta homenagem ao centenário de Jorge Amado

Por Admin - Em 02/06/2012 às 9:00 AM

Um dos escritores brasileiros mais traduzidos de todos os tempos, ganha um presente especial em comemoração aos seus 100 anos, caso estivesse vivo. Jorge Amado terá sua trajetória profissional e pessoal retratada em uma exposição fotográfica que ficará em cartaz até junho, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

O espaço será dividido em seis blocos com obras separadas conforme as fases vividas pelo autor. O primeiro é dedicado aos personagens criados pelo autor. Dos cinco mil, alguns ganharam destaque — entre eles, a célebre Gabriela, e o Nacib (ambos de Gabriela Cravo e Canela, de 1958), a Dona Flor (de Dona Flor e seus Dois Maridos, 1966), os integrantes dos capitães da areia (Os capitães da areia, 1937) e Pedro Arcanjo (de Tenda dos Milagres, 1969).

No segundo bloco aparecem as obras com caráter político, enquanto no terceiro estão presentes os livros que discutem o homem miscigenado e a religião. No quarto, a sensualidade e malandragem despontam e o último traz a Bahia, onde o mar e o cacau ganham destaque.

Após a temporada em São Paulo, a exposição irá para o Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador, e deve ficar por lá de 10 de agosto a 14 de outubro deste ano.

 

Foto: divulgação.

Mais notícias

Ver tudo de Notas