RECURSOS ESTRUTURANTES

BNB cria o FNE Coopera para oferecer linhas de crédito voltadas às cooperativas

Por Marcelo Cabral - Em 28/02/2025 às 3:05 PM

As cooperativas produtivas de trabalhadores têm à disposição uma importante ferramenta de financiamento para as suas atividades: o acesso ao crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), disponibilizado pelo Banco do Nordeste (BNB) por meio do FNE Coopera. Os recursos podem ser destinados à aquisição de equipamentos, estruturação organizacional, capacitação de cooperados e capital de giro.

Cooperativas podem utilizar os resursos para a aquisição de equipamentos

Dependendo da finalidade do financiamento, os prazos podem se estender por até 20 anos, com possibilidade de carência de até quatro anos. Além do FNE Coopera, as cooperativas da agricultura familiar também podem contar com alternativas como o Pronaf Agroindústria e o Pronaf Industrialização, voltados para a modernização e expansão do setor.

De acordo com Luiz Sérgio Farias Machado, superintendente de Agronegócio e Microfinança Rural do BNB, o FNE Coopera foi estruturado para oferecer condições diferenciadas a um segmento que se baseia nos princípios do associativismo e da colaboração.

“Queremos reafirmar o compromisso do BNB com o desenvolvimento econômico, e as cooperativas desempenham um papel essencial nesse contexto. Elas impulsionam a produção, agregam valor aos produtos, acompanham o crescimento dos empreendimentos dos cooperados, facilitam o marketing e trazem benefícios para a redução de custos dos trabalhadores organizados. Esse impacto positivo se reflete em toda a comunidade”, destaca o executivo.

Um diferencial estratégico do FNE Coopera é a possibilidade de financiar cotas-partes para a integralização no capital social da cooperativa, fortalecendo sua estrutura financeira e sua capacidade de operação. O Banco do Nordeste apoia cooperativas que desenvolvem atividades produtivas nos setores rural, industrial, agroindustrial e artesanal.

Para acessar o crédito, é fundamental que a organização esteja regularmente registrada e registrada de acordo com a legislação vigente. “Vale ressaltar que o FNE Coopera é uma linha exclusiva para cooperativas. Já os financiamentos individuais para os cooperados continuam sendo disponibilizados, principalmente por meio do programa Agroamigo”, reforça Luiz Sérgio. O acesso ao financiamento pode ser feito por meio do link: https://www.bnb.gov.br/fne-coopera.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business