Escoamento de petróleo

Transpetro amplia operação no Ceará

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 18/03/2025 às 8:00 AM

Maior subsidiária da Petrobrás, a Transpetro resolveu expandir a sua operação no Ceará, estado que, segundo a companhia, é um dos principais polos para o escoamento do petróleo produzido no Brasil. O aumento da movimentação, justifica, se deve ao maior interesse da Petrobrás na atividade exploratória na região Nordeste do país.

Em 2024, a empresa realizou 14 operações do tipo “ship to Ship”, termo em inglês para designar a transferência de petróleo e seus derivados entre embarcações, registrando um acréscimo significativo na comparação com 2023, ano em que a empresa registrou somente duas operações dessa natureza no Estado.

Segundo a direção da companhia, essas movimentações são motivadas, por exemplo, pela campanha exploratória na Bacia Potiguar, situada na divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte. Em abril de 2024, a estatal declarou que havia encontrado um grande acúmulo de petróleo nessa região, mais especificamente no poço exploratório de Anhangá.

As operações da Transpetro no Ceará têm sido realizadas no Porto de Fortaleza Foto: divulgação

 

Otimização logística

No Ceará, as operações da Transpetro têm sido realizadas no Porto de Fortaleza, situado no Mucuripe. No entanto, há perspectivas de que a empresa venha a operar também no Porto do Pecém.

Com os navios abastecidos nos píeres, a companhia informou uma redução de até 30% nos custos de transporte. Além da capital cearense, a empresa realiza operações de “ship to ship” em outras doze localidades no Brasil.

Segundo a empresa, a transferência de petróleo e seus derivados entre navios configura-se como uma alternativa que pode não apenas diminuir os custos, mas também evitar a sobrecarga de portos e terminais com essa atividade. Ademais, a transferência pode ser efetuada tanto com navios ancorados quanto em movimento.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business