Pesquisa e produção
SDE e Fiocruz avançam na criação de Distrito de Inovação e Saúde no CE
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 11/04/2025 às 8:00 AM

Representantes da SDE, Adece e Fiocruz estiveram reunidos na quinta-feira (10) na sede da SDE Foto: Divulgação/SDE
Representantes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e outras instituições cearenses se reuniram na sede da SDE para discutir o projeto do Distrito de Inovação e Saúde, que será instalado em Eusébio. O encontro, realizado na quinta-feira (10) abordou frentes de trabalho, metas, prazos e cronogramas do projeto.
Durante o encontro, o secretário executivo de planejamento e Gestão Interna da SDE, Rennys Frota, destacou a importância da integração do comitê para a entrega do empreendimento, uma prioridade do governador Elmano de Freitas. O projeto visa transformar o Ceará em um polo tecnológico de saúde, beneficiando o desenvolvimento econômico do estado.
Odorico Monteiro, coordenador da área de inovação da Fiocruz, ressaltou a relevância do alinhamento estratégico, que posicionará o Ceará na rota do complexo econômico produtivo da saúde, contribuindo para a soberania nacional.
Ao lado da SDE e da Adece, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) está colaborando para garantir a segurança jurídica do processo. O procurador-geral Rafael Moraes mencionou a importância da regularização fundiária e da criação de infraestrutura básica no espaço desapropriado pelo estado, além da contratação de uma organização social para a gestão do equipamento.
O que prevê o empreendimento
O Distrito de Inovação e Saúde, uma iniciativa do Governo do Ceará em parceria com a Fiocruz e a Prefeitura de Eusébio, reunirá instituições públicas e privadas para pesquisa e serviços na área da saúde. O objetivo é fortalecer a economia local e estadual, garantir a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e aumentar a autonomia do Brasil no setor da saúde.
As atividades do parque tecnológico incluem a produção de insumos farmacêuticos, reagentes para diagnósticos, materiais médico-hospitalares, vacinas e soluções digitais. A previsão de entrega das obras é para 2030.
Mais notícias
GOVERNO DIGITAL



























