NOVA ESTRATÉGIA
Governo opta por leilões individualizados para aeroportos regionais
Por Redação - Em 23/04/2025 às 10:48 AM

Os primeiros editais, que envolverão entre 15 e 20 aeroportos, devem ser publicados em junho
Após consulta ao mercado, o governo decidiu realizar leilões individualizados para aeroportos regionais, em vez de agrupar terminais em lotes. A mudança visa aumentar a competitividade e atrair mais concessionárias.
Os primeiros editais, que envolverão entre 15 e 20 aeroportos, devem ser publicados em junho, com os leilões ocorrendo em setembro. As unidades a serem leiloadas estão localizadas na Amazônia Legal e no Nordeste.
De acordo com o secretário de Aviação Civil, Tomé Franca, a decisão foi tomada após uma demanda significativa por parte do mercado, que preferiu que os terminais fossem oferecidos de forma individual. A estratégia anterior, que unia aeroportos próximos em lotes, poderia limitar o interesse de possíveis investidores.
Além disso, os atuais concessionários dos grandes aeroportos terão a chance de participar dos leilões, com compromissos de investimentos para ampliar e reformar a infraestrutura dos terminais. Em troca, poderão obter benefícios como extensão de contratos ou aumento das tarifas.
O governo inclui 102 aeroportos regionais no Plano Aeroviário Nacional, todos elegíveis para o programa de concessões AmpliAR.
Mais notícias
Ganho governista




























