tradição literária
Prefeitura e ACL fortalecem cultura cearense com inauguração de novo espaço no Palácio da Luz
Por Marlyana Lima - Em 26/04/2025 às 5:59 PM

Evento de novo anexo contou com a presença do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão e o presidente da ACL, Tales de Sá Cavalcante Fotos: Robyson Bezerra
Na manhã deste sábado, 26 de abril, a Academia Cearense de Letras (ACL) celebrou a inauguração de seu novo anexo no histórico Palácio da Luz, localizado no Centro de Fortaleza. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão. O evento foi seguido por uma recepção no Iate Clube de Fortaleza, onde o prefeito Evandro Leitão recebeu do comodoro Pompeu Vasconcelos, o título de Sócio Honorário, reforçando os laços entre as instituições culturais da cidade.
O novo espaço, resultado de uma parceria entre a ACL e a Prefeitura de Fortaleza, abriga uma réplica do emblemático Café Java, ponto de encontro dos intelectuais da Padaria Espiritual no final do século XIX. Além disso, os jardins do Palácio da Luz foram revitalizados, proporcionando um ambiente que remete aos tempos áureos da vida literária cearense.
Durante a solenidade, o presidente da ACL, Tales de Sá Cavalcante, destacou a importância da iniciativa: “A entrega deste espaço não é apenas uma homenagem ao legado da Padaria Espiritual, mas também um investimento no futuro, na formação de jovens talentos e no fortalecimento da cultura cearense”.

O novo espaço, resultado de uma parceria entre a ACL e a Prefeitura de Fortaleza, abriga uma réplica do emblemático Café Java
A cerimônia reuniu diversas personalidades, como o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Roberto Machado; o secretário de Governo de Fortaleza, Júnior Castro; o procurador-geral do Município, Hélio Leitão Neto; o presidente da Câmara Municipal, Léo Couto; o desembargador federal Leonardo Araújo; e membros da Academia, incluindo Juarez Leitão, José Augusto Bezerra e João Soares Neto.
A iniciativa também marca a recriação da Padaria Espiritual, movimento literário fundado em 1892. Nesta nova versão, o grupo será composto por 20 estudantes da rede pública, selecionados por concurso, que desenvolverão atividades literárias, culturais e de cidadania sob a inspiração dos ideais da antiga agremiação.

Autoridades políticas e personalidades da cultura cearense participaram do evento na Praça da Luz
Mais notícias
MERCADO PREMIUM

























