Segurança hídrica
Açude Orós volta a sangrar após 14 anos e renova esperança no Ceará
Por Marlyana Lima - Em 28/04/2025 às 1:02 PM

O reservatório voltou a sangrar após 14 anos e atraiu atenção do público – Foto: reprodução/Instagram
O Açude Orós, segundo maior reservatório de água do Ceará, voltou a sangrar neste sábado (27), encerrando um jejum de 14 anos sem transbordamento. O evento histórico reforça a segurança hídrica na região do Jaguaribe e em todo o estado, além de renovar a esperança de milhares de cearenses que dependem dos recursos do açude.
Construído em 1961, o Orós tem capacidade de armazenamento para cerca de 2 bilhões de metros cúbicos de água. O transbordamento beneficia diretamente cerca de 70 mil pessoas e fortalece a vazão do rio Jaguaribe, o principal curso d’água do Ceará.
Além do impacto imediato no abastecimento, o reservatório é peça-chave para três importantes hidrossistemas: Orós–Feiticeiro, Orós–Lima Campos e Orós–Jaguaribe, essenciais para o fornecimento de água destinada ao consumo humano, irrigação e suporte às atividades econômicas em vários municípios.
O diretor de Operações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Tércio Tavares, destacou a importância do monitoramento contínuo. “A Cogerh realiza a operação do reservatório e faz o monitoramento qualiquantitativo das águas, não apenas no Alto Jaguaribe, mas em todo o estado do Ceará”, afirmou.
Segundo ele, a recarga que possibilitou a sangria é resultado de sucessivos anos de boas chuvas nas bacias hidrográficas do Alto Jaguaribe e do Salgado, no sul do estado. Só em 2025, 11 açudes dessas regiões atingiram a capacidade máxima — sendo sete no Alto Jaguaribe e quatro no Salgado.

Sangramento ainda é discreto, mas provocou euforia na população local
As águas que chegam ao Orós vêm de diversos afluentes do rio Salgado, como o Riacho do Rosário e o Riacho do Olho d’Água. Em Icó (CE), esses afluentes se juntam ao rio Jaguaribe, garantindo a alimentação constante do açude.
Nas redes sociais, o fato foi comemorado. Um dos que festejou o sangramento do Orós foi o deputado federal Domingos Neto. “É muito bom viver esse momento histórico e poder ver o povo aproveitando essa obra conquistada com tanto esforço com a colaboração do nosso trabalho!!”, escreveu em suas redes sociais, alguns dias antes. No sábado, o deputado compartilhou um vídeo e completou: “O dia amanheceu mais bonito em todo o Ceará porque o AÇUDE DO ORÓS SANGROU, MEU POVO!!!!!!! Agora é assistir o aumento do volume da água e comemorar!”.
O fenômeno, além de reforçar o abastecimento hídrico, traz novo fôlego para a economia local e para a vida no semiárido cearense.
Mais notícias
MERCADO IMOBILIÁRIO




























