Fomento ao crédito

Sebrae, BNB e Finep lançam fundos de R$ 750 milhões para startups e mulheres empreendedoras

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 29/04/2025 às 11:49 AM

Start Up E Empreendedorismo Feminino

Para as entidades, a inciativa representa um avanço necessário na política de inovação da região Foto: Reprodução

Dois novos instrumentos de estímulo ao empreendedorismo são lançados nesta quarta-feira (30), no Recife, com foco em inovação e inclusão. O Sebrae, o Banco do Nordeste (BNB) e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) anunciarão a criação de dois fundos voltados para o desenvolvimento de startups e o acesso ao crédito por mulheres empreendedoras.

O primeiro é o FIP Nordeste Capital, um fundo de investimentos em participações destinado a aportar recursos em startups com atuação na região. O segundo, o FAMPE Mulher, fornecerá garantias para operações de crédito contratadas por mulheres donas de negócios, facilitando o acesso ao financiamento bancário.

Investimentos de impacto

Juntos, os fundos vão disponibilizar mais de R$ 750 milhões, com recursos das três instituições. A estruturação e a operação dos mecanismos serão detalhadas pelos presidentes do BNB, Paulo Câmara, e do Sebrae, Décio Lima, além do diretor financeiro da Finep, Márcio Stefanni.

Para Câmara, o FIP Nordeste representa um avanço necessário na política de inovação da região. “Estamos falando de um fundo inédito, pensado para apoiar startups com alto potencial de crescimento e impacto no Nordeste. Nosso papel é garantir que boas ideias encontrem os recursos necessários para se desenvolver”, afirmou.

Na avaliação de Lima, o FAMPE Mulher vai além da concessão de crédito. “O fundo oferece mais do que garantia: ele representa um passo importante na democratização do empreendedorismo feminino no Brasil. Queremos ver mais mulheres liderando negócios e transformando a realidade econômica local”, disse o presidente do Sebrae.

Márcio Stefanni destacou o papel da Finep no ecossistema de inovação. “Com esse aporte, fortalecemos o apoio à ciência, tecnologia e inovação fora do eixo Sudeste, numa estratégia alinhada ao desenvolvimento regional com base no conhecimento”, afirmou.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business