RELAÇÕES COMERCIAIS
Trump minimiza recessão e defende tarifas como estratégia de longo prazo
Por Redação - Em 04/05/2025 às 10:46 PM

Trump voltou a defender tarifas elevadas sobre importações, especialmente da China
Em entrevista neste domingo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a economia americana passa por um “período de transição” e descartou preocupação com uma possível recessão. A declaração vem após a contração de 0,3% do PIB no primeiro trimestre, a primeira queda desde 2022.
Trump voltou a defender tarifas elevadas sobre importações, especialmente da China, como forma de proteger a indústria nacional. Ele destacou a imposição de taxas de até 145% e afirmou que os efeitos negativos são temporários. Segundo o presidente, “as tarifas vão nos deixar ricos”.
Ao ser questionado sobre o aumento no custo de produtos importados, como brinquedos e artigos escolares, Trump minimizou o impacto e sugeriu que os americanos consumam de forma mais consciente. “Uma menina de 11 anos não precisa de 30 bonecas. Pode ter três ou quatro”, disse.
Apesar da reação negativa do mercado às novas tarifas, Trump afirmou que sua gestão já teria reduzido custos e equilibrado o comércio. Ele responsabilizou o ex-presidente Joe Biden pela “herança ruim” recebida e prometeu que sua política econômica trará crescimento a longo prazo.
Com baixa aprovação e um início de mandato marcado por incertezas econômicas, Trump tem reforçado seu discurso protecionista para consolidar apoio junto à classe média e trabalhadores industriais.
Mais notícias
agenda brasileira




























