Reforma Tributária
Novo sistema de arrecadação de impostos começa a ser testado em junho
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 05/05/2025 às 5:12 PM

A expectativa é que a nova estrutura entre em operação em janeiro de 2026, com ajustes baseados no feedback das empresas para sua implementação total em 2027 Foto: Reprodução
A partir de junho, 500 empresas vão testar o novo sistema de apuração e arrecadação de impostos criado pela reforma tributária. O software da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) já está pronto, de acordo com o Serpro, responsável pelo desenvolvimento. As empresas selecionadas irão simular a operação do novo imposto, testar ERPs e enviar documentos fiscais.
A expectativa é que a nova estrutura entre em operação em janeiro de 2026, com ajustes baseados no feedback das empresas para sua implementação total em 2027. Durante um evento, Robson Dias Lima, gestor nacional da reforma tributária no Serpro, anunciou a criação de uma calculadora tributária em código aberto para ajudar as empresas a calcular tributos de forma transparente.
Avanços no novo sistema tributário
O sistema inclui inovações como a declaração pré-preenchida pela Receita Federal, adaptação ao novo Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e integração com a plataforma Gov.br, oferecendo uma experiência unificada ao contribuinte.
O Serpro iniciou em abril de 2024 o desenvolvimento da nova plataforma, que terá capacidade para processar 150 bilhões de operações anuais, com picos de até 15 mil operações por segundo.
Mais notícias
ABECS



























