Indicação geográfica

Vale dos Vinhedos apresenta vinho inédito com D.O. coletiva na Wine South America

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 07/05/2025 às 11:56 AM

Vale Dos Vinhedos Foto Cesar Silvestro Divulgação

O rótulo é resultado da união de três safras — 2020, 2021 e 2022 — e do trabalho conjunto de dez vinícolas da região Foto: Cesar Silvestro/Divulgação

O Vale dos Vinhedos participa da Wine South America 2025 com uma novidade histórica: o lançamento do primeiro vinho coletivo com Denominação de Origem do Brasil. Batizado de “10 Lotes D.O.V.V. Merlot”, o rótulo é resultado da união de três safras — 2020, 2021 e 2022 — e do trabalho conjunto de dez vinícolas da região, incluindo Don Laurindo, Almaúnica, Casa Valduga e Miolo.

O vinho poderá ser degustado durante uma masterclass da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), que integra a programação da feira realizada em Bento Gonçalves (RS) até esta quinta-feira (8). A criação do blend foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Regulador da Indicação Geográfica do Vale dos Vinhedos.

“É um marco que reforça o valor da produção coletiva e o amadurecimento da nossa D.O.”, afirma André Larentis, presidente da Aprovale, entidade que organiza a participação regional na feira com apoio do Sebrae e Sicredi.

Com mais de 30 vinícolas e cerca de 12 milhões de garrafas produzidas por ano, o Vale dos Vinhedos é o principal território vitivinícola do Brasil e concentra o maior número de vinícolas por quilômetro quadrado na América Latina. A região foi a primeira a obter reconhecimento oficial como Indicação Geográfica, em 2002.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business