dados e inovação
TikTok negocia construção de data centers de R$ 50 bilhões no Ceará
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 12/05/2025 às 5:27 PM

A informação foi confirmada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que se reúne com executivo da empresa nesta terça-feira (13) Foto: Agência Brasil
Um dos maiores investimentos privados já anunciados no Nordeste pode estar prestes a sair do papel. A ByteDance, controladora do TikTok, negocia a instalação de um megacomplexo de data centers no Ceará, com aporte estimado em R$ 50 bilhões. O projeto, ainda em fase de articulação, foi confirmado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que se reúne nesta terça-feira (13) com executivos da empresa, em Pequim.
De acordo com o ministro, o governo federal, em conjunto com o Estado do Ceará, trabalha para garantir a infraestrutura energética necessária à operação. O foco está na ampliação das linhas de transmissão que atendem o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, onde o investimento deve ser concentrado.
“Estamos fazendo todo o esforço para o mais rápido possível reforçar a transmissão até o porto de Pecém”, afirmou Silveira, acrescentando que o Operador Nacional do Sistema (ONS) já abriu espaço técnico para viabilizar a conexão energética da futura estrutura.
Data centers e energia limpa
O projeto, segundo o ministro, está alinhado a uma política nacional voltada à consolidação do Brasil como hub de data centers e inteligência artificial. “A maior parte desses investimentos exige, até por uma questão de compliance, que a energia seja limpa e renovável. E o Brasil é o celeiro dessas energias”, pontuou Silveira.
Além da agenda com a ByteDance, o ministro também se reuniu com representantes de companhias como Huawei e BID, que manifestaram interesse em investir em energia renovável no país. Em sua avaliação, a China segue como “a maior parceira comercial e política do Brasil neste momento”.
Mais notícias
REFERÊNCIA NACIONAL




























