GABRIEL GALÍPOLO

BC sinaliza juros altos por mais tempo diante de incertezas econômicas

Por Redação - Em 19/05/2025 às 2:09 PM

Gabriel Galípolo Foto Agência Brasil

O presidente do BC, Gabriel Galípolo destacou que a manutenção de juros em patamar restritivo é uma resposta prudente ao contexto atual FOTO: Agência Brasil

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou nesta segunda-feira (19) que as taxas de juros devem continuar elevadas por mais tempo, diante das incertezas no cenário internacional e das expectativas econômicas desancoradas.

Durante evento promovido pelo Goldman Sachs, Galípolo destacou que a manutenção de juros em patamar restritivo é uma resposta prudente ao contexto atual. Ele evitou prever por quanto tempo a política monetária seguirá nesse ritmo e não antecipou decisões para a próxima reunião do Copom, marcada para junho.

Segundo ele, a ausência de um “guidance” (indicação prévia sobre os próximos passos) permite ao BC maior flexibilidade. Galípolo citou também a incerteza em torno dos impactos de novas tarifas dos EUA como fator que impede uma sinalização clara neste momento.

A redução da taxa Selic, segundo o presidente do BC, dependerá da análise de diversos indicadores econômicos, e não de um único dado isolado. Ele alertou que focar em variáveis pontuais, como oscilação do mercado de trabalho ou produção industrial, pode comprometer a meta de inflação.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business