VEÍCULOS
Fabricante chinesa de minivans entra no mercado de luxo e ultrapassa BMW e Mercedes
Por Redação - Em 21/05/2025 às 1:00 PM

A ascensão meteórica da Aito evidencia uma mudança no gosto do consumidor chinês e mostra que prestígio de marca já não é exclusivo das tradicionais montadoras europeias
A fabricante chinesa Seres, fantes mais conhecida por suas minivans econômicas, virou protagonista no setor automotivo de luxo da China após firmar uma parceria com a Huawei em 2021 e lançar a marca Aito de SUVs premium. O destaque da linha é o modelo M9, que se tornou o carro mais vendido do país na faixa acima de 500 mil yuans (US$ 69 mil) em 2024.
Com recursos tecnológicos avançados, como sistema HarmonyOS e interiores sofisticados, a Aito rapidamente ultrapassou marcas tradicionais como BMW e Mercedes em vendas. Em 2024, a Seres comercializou cerca de 427 mil veículos, com ações em alta de 120% na bolsa de Xangai.
Apesar do crescimento, o cenário se tornou desafiador. A queda de 23% nas vendas do setor de luxo, aliada a uma guerra de preços e desaceleração econômica, afetou a Seres. A empresa viu suas vendas recuarem 42% no primeiro trimestre do ano. Em janeiro e fevereiro, Aito ficou atrás de Mercedes e BMW em volume de vendas.
Outro ponto de pressão é a expansão da Huawei para parcerias com outras montadoras, como Chery e BAIC, o que levanta preocupações sobre concorrência interna entre marcas com tecnologia similar. Mesmo assim, a Huawei segue firme em seu compromisso com o setor automotivo.
A ascensão meteórica da Aito evidencia uma mudança no gosto do consumidor chinês e mostra que prestígio de marca já não é exclusivo das tradicionais montadoras europeias. No entanto, manter essa liderança exigirá inovação constante e ajustes estratégicos em um mercado cada vez mais competitivo.
Mais notícias
Registro Natalino



























