EXPORTAÇÕES
Gripe aviária leva mais de 30 países a restringirem frango do Brasil
Por Redação - Em 21/05/2025 às 11:08 AM

O segundo foco da doença foi encontrado em cisnes silvestres em Sapucaia do Sul FOTO: Agência Brasil
O Brasil registrou nesta semana dois casos confirmados de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) e enfrenta uma crescente onda de restrições à exportação de carne de frango. Filipinas e Jordânia foram os últimos países a suspender totalmente as compras do produto brasileiro, ampliando para mais de 30 o número de mercados com algum tipo de limitação.
Entre os que interromperam completamente as importações estão China, União Europeia, México, Coreia do Sul, Chile e Rússia. Outros países, como Reino Unido e Japão, adotaram restrições regionais, limitando a suspensão ao estado do Rio Grande do Sul ou ao município de Montenegro, onde foi identificado o primeiro caso em uma granja comercial.
O segundo foco da doença foi encontrado em cisnes silvestres em Sapucaia do Sul (RS), a cerca de 60 km do primeiro. O Ministério da Agricultura também investiga oito casos suspeitos em diferentes estados, incluindo granjas comerciais no Tocantins e em Santa Catarina.
Até o momento, os casos com impacto comercial confirmados estão restritos ao Rio Grande do Sul, mas as autoridades seguem monitorando com atenção, especialmente para evitar a expansão da doença em plantas industriais.
Mais notícias
Etapa pré-prova




























