articulação política
Vitória de Raul Henry no MDB de Pernambuco reforça influência de João Campos
Por Marlyana Lima - Em 26/05/2025 às 9:24 PM

Paulo Roberto, Adriana Vasconcelos, João Campos E Raul Henry
A reeleição de Raul Henry à presidência estadual do MDB de Pernambuco, no sábado (24), representou um movimento estratégico que transcende a manutenção de uma liderança partidária. Com 65 votos contra 49 do adversário Jarbas Vasconcelos Filho, Henry garantiu mais um mandato à frente do partido, consolidando a força política do prefeito do Recife, João Campos (PSB), dentro de uma das siglas mais importantes do estado.
Ligado historicamente ao grupo jarbista, Raul Henry vem, nos últimos anos, alinhando-se ao projeto político do PSB, especialmente após a ascensão de João Campos à Prefeitura do Recife. A vitória de Henry não foi apenas pessoal, mas simbolizou também um avanço significativo do prefeito socialista, que amplia sua influência sobre o MDB — partido com expressiva presença institucional, sobretudo na Câmara dos Deputados.
João Campos, filiado ao PSB, já articula uma ampla frente de apoio com vistas às eleições de 2026. O MDB é peça fundamental nessa engrenagem. O prefeito também mantém diálogos com o PT e negocia com outros partidos, incluindo a federação União Brasil–Progressistas, numa tentativa de construir uma base sólida que lhe permita disputar o pleito estadual do próximo ano com vantagem.
Com a vitória, o MDB se consolida como um dos pilares da aliança liderada por João Campos em Pernambuco. O prefeito do Recife, que emerge como principal articulador do campo progressista no estado, fortalece sua posição mirando a disputa pelo governo pernambucano em 2026.
Mais notícias
REFERÊNCIA NACIONAL




























