intercâmbio

Governo Trump suspende agendamentos de visto estudantil para os EUA

Por Oceli Lopes - Em 27/05/2025 às 6:48 PM

Donald Trump

Donald Trump, presidente dos EUA. Foto: Casa Branca

O governo do presidente Donald Trump ordenou que suas missões no exterior suspendam o agendamento de novas entrevistas para vistos de estudantes e alunos de intercâmbio, enquanto o Departamento de Estado se prepara para ampliar a checagem de redes sociais desses candidatos, segundo comunicado interno obtido pela agência de notícias Reuters nesta terça-feira (27).

O secretário de Estado, Marco Rubio, informou no comunicado que o departamento pretende divulgar novas orientações sobre a verificação de redes sociais de estudantes e intercambistas após a conclusão de uma revisão. Ele recomendou que os consulados parem de agendar essas entrevistas por enquanto.

A medida surge em meio aos esforços do governo Trump para intensificar deportações e revogar vistos de estudantes como parte de sua agenda rígida de imigração.

No comunicado, inicialmente divulgado pelo site Politico, Rubio afirma que as entrevistas já marcadas poderão ocorrer conforme as diretrizes atuais, mas que as vagas disponíveis que ainda não foram preenchidas devem ser removidas.

“O Departamento está conduzindo uma revisão das operações e processos atuais de triagem e verificação de candidatos aos vistos de estudante e intercâmbio (F, M, J), e com base nessa revisão, planeja emitir diretrizes sobre a ampliação da checagem de redes sociais de todos esses candidatos”, afirma o documento.

A porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce, recusou-se a comentar o conteúdo do memorando, mas afirmou em entrevista coletiva que os EUA usarão “todas as ferramentas possíveis para avaliar quem está vindo, seja estudante ou não”.

Com informações do UOL.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder