Mercado Imobiliário
Em Nova York, Downtown é o novo Uptown: milionários migram para o sul de Manhattan
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 28/05/2025 às 12:17 PM

Bairros como Greenwich Village , Soho e Tribeca surgem como os novos polos de desejo dos super-ricos Foto: Reprodução
Com a escassez de imóveis de alto padrão na tradicional Billionaires’ Row, o sul de Manhattan vem ganhando força como novo destino residencial da elite financeira e tecnológica de Nova York. A movimentação foi detalhada em reportagem recente do site Metro Quadrado, que aponta bairros como Tribeca, Soho e Greenwich Village como os novos polos de desejo dos super-ricos.
Até pouco tempo, morar abaixo da 57th Street era impensável para os padrões da altíssima renda nova-iorquina. Mas esse cenário vem mudando à medida que uma nova geração de milionários — especialmente profissionais ligados ao mercado financeiro e à tecnologia — passa a priorizar localização estratégica, praticidade e lifestyle.
O gosto por construções históricas e a valorização da arquitetura original também impulsionam a busca por apartamentos antigos e townhouses nesses bairros.
Alto padrão em expansão
A transformação se reflete nos números. De acordo com a Corcoran Sunshine Marketing Group, as transações de imóveis acima de US$ 30 milhões no sul de Manhattan mais que dobraram nos últimos cinco anos.
Só nos dois últimos, ultrapassaram a marca de US$ 1 bilhão. A consultoria UrbanDigs classificou a área como uma das mais aquecidas para 2025, com o número de contratos assinados já superando a oferta de unidades.
Esse deslocamento de eixo não é inédito. O Meatpacking District, por exemplo, iniciou seu processo de revitalização urbana nos anos 2000 e atraiu gigantes como o Google, que inaugurou sua sede no bairro em 2005. Neste ano, a empresa dobrou a aposta ao abrir uma nova unidade no antigo St. John’s Terminal, próximo dali — reforçando o apelo corporativo e urbano da região.
Paralelo com São Paulo
A tendência tem paralelo com o que ocorre em São Paulo, onde lançamentos de alto padrão têm se afastado dos tradicionais bairros nobres, como Morumbi e Moema.
O foco agora se concentra nos arredores da Avenida Faria Lima — especialmente Itaim Bibi, Jardins e Pinheiros —, regiões que concentram grandes empresas e atraem compradores interessados em viver perto do trabalho.
Mais notícias
Selo Atricon




























