Mercado Formal
Ceará tem melhor abril em geração de empregos desde 2020
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 30/05/2025 às 6:15 AM

A expansão do mercado de trabalho foi impulsionada especialmente pelos setores de serviços e construção civil Foto: Freepik
O Ceará encerrou abril com um saldo positivo de 9.221 novos empregos com carteira assinada, o melhor desempenho para o mês desde o início da nova série histórica do Caged, em 2020. Os dados foram divulgados na quarta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Com o resultado, o estado figura como o segundo maior gerador de empregos do Nordeste, atrás apenas da Bahia, que criou 14.353 postos formais em igual período. Ao todo, foram 56.152 admissões no Ceará contra 46.931 desligamentos.
A expansão do mercado de trabalho foi impulsionada especialmente pelos setores de serviços (+4.095) e construção civil (+2.472). Também contribuíram de forma expressiva o comércio (+1.465) e a indústria (+1.340), demonstrando a recuperação gradual e diversificada da economia local. Com isso, o número total de vínculos celetistas ativos no estado chegou a 1.422.069.
Confiança em alta
Para o secretário do Trabalho do Ceará, Vladyson Viana, o avanço reflete um ambiente de negócios mais confiante. “Esses resultados são fruto da atuação conjunta entre os governos estadual e federal com o setor produtivo. Programas como o Minha Casa, Minha Vida e o Entrada Moradia fortalecem o investimento em áreas estratégicas, criando novas oportunidades e sustentando o crescimento das empresas que já operam no estado”, pontua.
O desempenho confirma a tendência de recuperação do mercado formal cearense, que tem respondido com dinamismo às políticas públicas e ao movimento de retomada econômica em curso no país.
Mais notícias
Selo Atricon




























