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Indústria náutica brasileira ganha destaque no mercado internacional

Por carol - Em 29/05/2025 às 11:23 PM

Ceo Fernando Assinato Cred Revista NÁutica

A indústria brasileira movimentou R$ 2,5 trilhões em 2024, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representando um dos pilares da economia nacional. Apesar disso, a indústria náutica ainda ocupa uma pequena fatia deste cenário, representando apenas 0,09% do PIB industrial, conforme estimativas baseadas em dados da Associação Náutica Brasileira (Acobar), com um faturamento anual aproximado de US$ 500 milhões (cerca de R$ 2,5 bilhões), segundo o último levantamento divulgado em 2023. Apesar do cenário náutico promissor para navegação e ao turismo no Brasil, com mais de 42 mil km de vias navegáveis, o país ainda está distante dos Estados Unidos que aproveita o potencial e, apenas no segmento de iates de luxo, deve ultrapassar em 2025 US$ 4,8 bilhões, conforme estudo divulgado pela Mordor Intelligence.

O setor, por carecer de mão de obra artesanal, também se destaca na empregabilidade, diferente de outras indústrias, como a automobilística, que aposta na automação. Segundo a associação náutica Acobar, são cerca de 150 mil postos de trabalho diretos e indiretos ligados à atividade no país. Além disso, a venda de uma lancha ou de um iate dentro do Brasil potencializa também o turismo doméstico, movimentando uma cadeia enorme que inclui desde estaleiros e fornecedores até setores de hospitalidade, comércio e serviços.

Apesar do crescimento da indústria náutica do país, a falta de estímulos para vendas de barcos e de infraestrutura como implantação de marinas públicas e privadas para incentivar a navegação de lazer ainda é um entrave do setor fazendo com que estaleiros migrem seus negócios para o mercado internacional. É o caso do grupo Armatti Yachts e Fishing Raptor que vem expandindo a sua presença internacional e acaba de lançar um centro de negócios, serviços e atendimento nos Estados Unidos.

“O Estado de Santa Catarina é um exemplo do crescimento e do impulso da náutica. Hoje concentra mais de 20 grandes estaleiros, incluindo o Grupo Armatti & Fishing, que trouxemos a nossa base industrial ao estado em razão da infraestrutura, da logística e dos incentivos fiscais do Governo do Estado, o pró náutica e o pró emprego, que estimulam a produção e contribuíram para que o estado saltasse 50% em cerca de 15 anos na fabricação de barcos, se tornando o maior polo produtivo do Brasil. O fato já representa um exemplo de um grande avanço. Porém, para aproveitar todo o potencial do país, incentivos fiscais e revisão de taxações aos compradores de barcos, além de ampliação da infraestrutura náutica são fundamentais para estimular a venda dentro do Brasil e, com isso, impulsionar o turismo náutico brasileiro que movimenta uma ampla cadeia de produtos e serviços, além de alto número de empregos”, explica Fernando Assinato, CEO do Grupo Armatti & Fishing, referência na fabricação de embarcações premium.

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