Infraestrutura estratégica

Aeroporto de Fortaleza terá novo galpão logístico com investimento privado

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 03/06/2025 às 6:01 PM

Galpão Logistico Aeroporto De Fortaleza

Segundo a Fraport Brasil, essa é mais uma das etapas necessárias para que se tenha um avanço do projeto de galpões logísticos no sítio aeroportuário da capital cearense Foto: Divulgação

Um novo passo na expansão da infraestrutura logística do Ceará acaba de ser autorizado. A área do Aeroporto Internacional de Fortaleza, administrado pela Fraport Brasil, será palco de um novo empreendimento logístico, fruto de uma concessão para uso do terreno no entorno do terminal aéreo.

A autorização partiu do Ministério de Portos e Aeroportos, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), e foi publicada nesta terça-feira (3) no Diário Oficial da União. O projeto será tocado pelas empresas Aerotrópolis Empreendimentos S.A. e Air Hubs FOR Fase 1 SPE S.A, que assumirão tanto a construção quanto a operação do espaço.

Nova etapa para o hub logístico

O empreendimento faz parte de uma estratégia mais ampla de valorização do sítio aeroportuário como polo de serviços e distribuição. “Todos os projetos que envolvem as áreas do aeroporto passam por uma série de aprovações antes de avançar. Essa é mais uma das etapas necessárias para que se tenha um avanço do projeto de galpões logísticos no sítio aeroportuário”, informou a Fraport, em resposta ao Portal IN.

Embora os detalhes sobre a dimensão do galpão ou o cronograma de obras ainda não tenham sido divulgados, a concessão de área indica um movimento consistente para transformar o entorno do aeroporto em uma zona de negócios conectada à malha logística do Nordeste. A proximidade com o terminal aéreo representa um diferencial competitivo para empresas que operam com cargas, fretes expressos e distribuição regional.

A medida acompanha uma tendência observada em outros grandes aeroportos do país, onde áreas antes subutilizadas passaram a abrigar centros de distribuição, parques industriais e serviços especializados. A expectativa é que o novo galpão contribua para ampliar a capacidade operacional da capital cearense e reforce a atratividade do estado para novos investimentos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business