ÍNDICE CIELO
Varejo cresce 1% em maio, com destaque para turismo e farmácias
Por Redação - Em 06/06/2025 às 10:08 AM

As vendas de bens não duráveis subiram 0,4%, puxados por drogarias e farmácias FOTO: Agência Senado
O varejo brasileiro registrou alta real de 1% em maio na comparação anual, segundo o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), marcando o segundo mês consecutivo de crescimento. Em valores nominais, o aumento foi de 7%.
Os três principais setores do varejo tiveram desempenho positivo: serviços cresceram 2,8%, impulsionados por turismo e transporte; bens duráveis e semiduráveis avançaram 0,8%, com móveis em destaque; e bens não duráveis subiram 0,4%, puxados por drogarias e farmácias.
A queda nos preços das passagens aéreas beneficiou o setor de turismo, enquanto o reajuste nos medicamentos em março elevou o tíquete médio das farmácias. Além disso, a ausência do feriado de Corpus Christi em maio contribuiu para o desempenho do varejo, segundo Carlos Alves, vice-presidente da Cielo.
No comércio eletrônico, as vendas cresceram 4% em termos nominais, enquanto o varejo físico teve alta de 8% na mesma base de comparação.
Regionalmente, apenas o Sudeste apresentou crescimento real, com 1,1%. As demais regiões registraram queda, lideradas pelo Norte (-3,2%). Sem considerar a inflação, todas as regiões mostraram expansão nas vendas, com o Sudeste à frente, com alta de 7,3%.
Mais notícias
Conexão Criativa



























