Indústria Exportadora

Porto do Pecém bate recorde com 387 mil toneladas de aço embarcadas em maio

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 06/06/2025 às 12:29 PM

Porto Do Pecém Exportação De Placas De Aço Foto Divulgação

As cargas seguiram para destinos como Estados Unidos, França, Alemanha, Polônia, Itália e Brasil Foto: Divulgação

O Porto do Pecém encerrou o mês de maio com um marco histórico: 387.690 toneladas de placas de aço foram exportadas em apenas 31 dias. É o maior volume mensal já registrado pelo terminal cearense.

O número representa um avanço de 18,39% em relação ao recorde anterior, alcançado em janeiro de 2023. As placas são produzidas pela ArcelorMittal, unidade instalada na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará.

Destinos estratégicos e operação ágil

As cargas seguiram para destinos como Estados Unidos, França, Alemanha, Polônia, Itália e Brasil — nos portos de Praia Mole e Piaçaguera. Ao todo, dez navios deixaram o terminal cearense com a principal commodity exportada pela zona portuária.

Para Max Quintino, presidente do Complexo do Pecém, o resultado reforça a posição do porto como um dos mais eficientes do país. “Demonstra nossa capacidade de atender demandas de grande escala com agilidade e integração”, diz.

O diretor de Operações, Roberto de Castro, atribui o desempenho a um planejamento robusto, alinhamento com os parceiros e investimento contínuo em gestão. Entre janeiro e maio, o volume total embarcado de placas já soma 1.232.245 toneladas.

Integração logística e ganho de escala

Do lado industrial, a ArcelorMittal também celebrou o feito. Kleber Beraldo, diretor operacional da unidade, destaca que o resultado é fruto da relação produtiva com o porto e do esforço conjunto das equipes.

“A gente está sempre em busca de entregar o melhor produto ao cliente. Parte dessa entrega vem da confiança construída com o Porto do Pecém”, afirma.

O novo recorde reafirma a força do Pecém como corredor logístico da indústria cearense. E aponta para um modelo de exportação cada vez mais sólido, competitivo e conectado ao mercado internacional de aço.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business