audiovisual
Homenagem a Antonio Pitanga marca a abertura de festival de cinema independente no Rio
Por Marlyana Lima - Em 06/06/2025 às 5:53 PM

Antonio Pitanga e Sérgio Assis. Ator foi o grande homenageado da noite no Festival – Fotos: Daniel Pinheiro/BrazilNews
A abertura da 2ª edição do Festival de Cinema de Xerém, na quinta-feira (5), foi marcada por uma noite de emoção, homenagens e celebração à potência do audiovisual brasileiro. Realizado no Espaço Bellogio, no Rio de Janeiro, o evento gratuito segue até sábado (7), com uma programação intensa voltada ao cinema independente.
O grande momento da noite foi a entrega do Troféu Zeca Pagodinho ao ator e diretor Antonio Pitanga, ícone do Cinema Novo e uma das figuras mais importantes da arte e da representatividade negra no país.
Na sequência, foi exibido o documentário “Pitanga” (2016), dirigido por Beto Brant e Camila Pitanga, filha do homenageado. O filme narra a trajetória do artista com imagens marcantes e depoimentos comoventes, reforçando sua contribuição histórica para o cinema nacional.
Outro destaque foi a homenagem a Louiz Carlos da Silva, presidente do Instituto Zeca Pagodinho, e sua mãe Mônica Silva também condecorados com o troféu. Reconhecido por sua atuação à frente de projetos sociais e culturais na Baixada Fluminense, Louiz emocionou o público ao celebrar o festival como um espaço de transformação e inclusão.
O Festival é realizado pela EBAV – Escola Brasileira de Audiovisual, com curadoria e direção de Sergio Assis, que reforçou o compromisso do evento com a formação de público e o incentivo à produção audiovisual.
Confira algumas imagens da noite:
- Mônica Silva, Sérgio Assis e Louiz Carlos Da Silva
- Antonio Pitanga e Sérgio Assis
- Sérgio Assis, Louiz Carlos Da Silva E Antonio Pitanga
- Sérgio Assis, Antonio Pitanga, Louiz Carlos Da Silva e Mônica Silva
Mais notícias
Impacto econômico





























