Novo SUV
Dirigi o mais novo queridinho da Volkswagem, o inédito Tera
Por Jota Pompílio - Em 09/06/2025 às 1:09 PM

Modelo fará parte de um quarteto e se posicionará como entrada no segmento SUV da marca. Fotos Jota Pompílio.
À convite da autorizada Ceará Motor, em Fortaleza (CE), passamos um final de semana com o mais novo SUV alemão, fabricado e idealizado nacionalmente no Brasil. Sim, ele é o mesmo SUV que em menos de uma hora vendeu mais de 12.000 unidades em seu lançamento simultaneamente em suas 472 concessionárias pelo o país. Assim como seu irmão (T-Cross), tem tudo para se tornar um best-seller, passar seu irmão e torna-se o mais emplacado mensalmente, pois um atributo de sedução são seus contornos. Estão lindos mesmo e harmonia com o conjunto todo!!!!

Volkswagen Tera High traz painel de instrumentos de 10,25″ e central multimídia de 10,1″.
A versão que peguei foi a mais top, a High com pacote Outfit The Town Edition a partir de R$ 142.290. Configuração essa que foi uma das mais vendidas chegando a 46% das transações fechadas na última quinta-feira. Bom, com o motor turbo 1.0 e 116 cv andei com ele em rodovias estaduais e federais da capital cearense à Serra de Guaramiranga. Em subidas, o motor foi valente, não “refugou” e passou super confiança em pequenos espaços de ultrapassagem. Na estrada, notei que ele é super econômico e o que o torna assim são seus três cilindros. Foram 11,5 km/l em ciclo urbano e impressionantes 17,3 km/l em rodoviário, marquei! Para quem gosta de viajar taí o recado.
A arrancada dele depois que os semáforos abrem também é muito boa e motor silencioso fez minha esposa perguntar se ele é elétrico. Minha aceleração do Tera High com câmbio automático foi de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos. Outro ponto que gostei é ele ter freio a disco nas quatro rodas. Consequência? Isso auxilia a frear mais rápido!


Daniel Sousa.
“O VW Tera tem tudo para ser um sucesso nas vendas com seu design moderno, tecnologia de ponta e desempenho eficiente. Tudo isso com a credibilidade da marca VW por trás”, salienta Daniel Sousa, gestor da Ceará Motor da “Borges de Melo”.
No interior, o painel é novo se compararmos a seus irmãos de plataforma e vemos várias texturas criativas a bordo do interior carro. Inclusive, essa é a única versão com bancos revestidos de couro sintético. A sensação, no geral, é de uma cabine mais moderna e bem acabada até que a de um Nivus ou T-Cross.
Na versão “The Town Edition” do Tera traz detalhes exclusivos, como badge lateral com o logo do evento, rodas escurecidas, teto bicolor e um ano de conectividade e internet incluídos. É bom salientar que os preços do Tera variam de acordo com a versão, mas a versão de entrada (MPI) tem um preço inicial de R$ 103.990, enquanto a versão mais completa (High) chega a R$ 142.290. O difícil, penso, depois de um test-drive é dizer “não” para o Tera. Eu o compraria!

Mais notícias
IMPACTO NO TURISMO




























