INFRAESTRUTURA
Aeroportos de Aracati e Cruz entram em programa federal de concessões regionais
Por Redação - Em 12/06/2025 às 11:04 AM

Os aeroportos de Aracati e Cruz, no Ceará, foram incluídos no Programa AmpliAR, iniciativa do governo federal para atrair investimentos privados na gestão de terminais regionais. A inclusão foi publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira (10).
Com a medida, os dois aeroportos poderão ser concedidos à iniciativa privada por meio de processo simplificado, com o objetivo de melhorar a infraestrutura, atrair mais voos e ampliar a conectividade aérea no estado.
A ação é resultado de articulação entre o Governo do Ceará e o Ministério de Portos e Aeroportos e visa fortalecer o turismo nas regiões do Litoral Leste e Oeste, que já apresentam rotas consolidadas como a Rota das Falésias e a Rota das Emoções.
O secretário do Turismo, Eduardo Bismarck, comemorou a notícia nas redes sociais. “Obrigado ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e ao secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, que, prontamente atenderam o pleito do Governador Elmano e priorizaram os estudos técnicos desses dois importantes aeroportos, o que viabilizou estarem inseridos no edital do AmpliAR. Por determinação do nosso governador Elmano de Freitas, estamos trabalhando, daquele jeito ‘não para’ em prol de preservar e otimizar os 10 aeroportos do estado do Ceará”, disse.
Ao todo, 19 aeroportos foram selecionados nesta etapa do programa. A Secretaria de Turismo do Ceará (Setur) afirma que seguirá acompanhando o processo para garantir melhorias operacionais e estímulo ao desenvolvimento regional.
Mais notícias
NOVOS MERCADOS




























