MAIS CRÉDITO

Intenção de consumo das famílias sobe 0,5% em junho

Por Redação - Em 23/06/2025 às 3:00 PM

Vendas Do Varejo Foto Reprodução

Dos sete componentes do ICF, seis registraram alta. O destaque foi o acesso ao crédito, que cresceu 2,5%, enquanto o item “emprego atual” recuou 0,1%

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) subiu 0,5% em junho, alcançando 102,4 pontos, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC). O indicador segue na zona de satisfação e teve o melhor desempenho mensal desde maio de 2024, após ajuste sazonal.

O avanço foi impulsionado principalmente pelo maior acesso ao crédito: 32,6% dos consumidores relataram facilidade para obter financiamento — o maior índice desde abril de 2020.

Dos sete componentes do ICF, seis registraram alta. O destaque foi o acesso ao crédito, que cresceu 2,5%, enquanto o item “emprego atual” recuou 0,1%. A intenção de consumo também aumentou tanto entre famílias de baixa quanto de alta renda, ambas com alta de 0,6% no mês.

Apesar da melhora pontual, a intenção de consumo caiu 1,3% na comparação anual, marcando o nono mês seguido de retração. Para a CNC, fatores como inflação, juros altos e aumento da inadimplência ainda impõem cautela ao consumidor.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business