Relações internacionais

Comissão da Câmara critica Itamaraty por nota condenando ataques dos EUA ao Irã

Por Aflaudisio Dantas - Em 23/06/2025 às 2:05 PM

2024 10 24t090109z 5797847 Rc2vqaaqysry Rtrmadp 3 Russia Brics Summit.jpg

Texto assinado pelo chanceler Mauro Vieira foi repostado por Lula nas redes sociais Foto: Agência Brasil

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados manifestou forte discordância em relação à nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, no último domingo (22), que condenou os ataques dos Estados Unidos às instalações nucleares do Irã.

Em comunicado, o Itamaraty qualificou os bombardeios como uma “grave violação da soberania” do Irã e uma afronta ao direito internacional, alertando também para os riscos humanitários decorrentes de possível contaminação radioativa. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) republicou o texto nas redes sociais.

Entretanto, a Comissão, presidida pelo deputado Filipe Barros (PL‑PR), classificou o documento como “lamentável” e acusou o governo de adotar uma postura “alinhada com o Irã”. O colegiado defendeu que o ataque norte-americano era “corajoso e necessário” e que a destruição do programa nuclear iraniano era “desejada por boa parte do mundo”.

Barros também criticou o que chamou de “dupla moral” do Brasil. Segundo ele, o país “foi muito diligente para condenar Israel e os EUA, mas omisso ao reconhecer como terroristas organizações financiadas pelo Irã”.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder