APONTA FGV

Confiança do consumidor recua em junho

Por Redação - Em 24/06/2025 às 10:55 AM

Dinheiro, Caixa Foto Agência Brasil

A queda da confiança foi registrada em quase todas as faixas de renda analisadas, com exceção da classe mais alta FOTO: Agência Brasil

A confiança do consumidor brasileiro caiu em junho, encerrando uma sequência de três meses consecutivos de alta. Segundo dados divulgados nesta terça-feira (24) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou 0,8 ponto, atingindo 85,9 pontos. O resultado reflete uma piora tanto na percepção sobre o momento atual quanto nas expectativas em relação aos próximos meses.

A economista do FGV/Ibre, Anna Carolina Gouveia, explica que o recuo indica uma acomodação do otimismo recente e mostra que as famílias continuam pressionadas por dificuldades financeiras. Segundo ela, o ambiente ainda é marcado por juros elevados, crédito caro e nível de endividamento elevado, o que contribui para a cautela nos gastos.

O estudo mostra que a avaliação sobre a situação atual piorou, especialmente no que diz respeito às finanças domésticas. Já nas expectativas, houve leve deterioração na confiança sobre o futuro da economia e na intenção de consumo. A compra de bens duráveis, por exemplo, registrou queda pela terceira vez consecutiva, reforçando o sinal de contenção por parte das famílias.

A queda da confiança foi registrada em quase todas as faixas de renda analisadas, com exceção da classe mais alta. O grupo com renda entre R$ 4.800 e R$ 9.600 foi o que apresentou o maior recuo no mês. Os dados foram coletados entre os dias 2 e 18 de junho, em entrevistas com consumidores em todo o país.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business