APONTA FGV
Confiança na construção cresce em junho, mas cenário atual segue desafiador
Por Redação - Em 26/06/2025 às 12:01 AM

No uso da capacidade produtiva, o Nível de Utilização da Capacidade caiu 0,2 ponto para 79,3%, enquanto o uso da mão de obra permaneceu estável em 81% FOTO: Freepik
O Índice de Confiança da Construção (ICST) subiu 0,7 ponto entre maio e junho, chegando a 94 pontos, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgados nessa quarta-feira (25). Apesar da alta mensal, a média móvel trimestral caiu 0,4 ponto, marcando a sexta queda seguida.
O avanço reflete expectativas mais otimistas devido à criação de uma nova faixa do programa Minha Casa Minha Vida, que aqueceu a demanda no setor de edificações, segundo Ana Maria Castelo, coordenadora do Ibre/FGV.
Por outro lado, o ambiente de negócios continua difícil, levando as empresas a avaliarem de forma negativa a situação atual, com o Índice de Situação Atual caindo 0,2 ponto, para 92 pontos.
Já o Índice de Expectativas melhorou 1,7 ponto, atingindo 96,3 pontos — o maior nível desde dezembro de 2024.
No uso da capacidade produtiva, o Nível de Utilização da Capacidade (Nuci) caiu 0,2 ponto para 79,3%, enquanto o uso da mão de obra permaneceu estável em 81% e o de máquinas e equipamentos subiu para 73,9%.
Mais notícias
Conexão Criativa



























