Rituais do vinho
Temporada das vindimas transforma vinícolas em palcos de cultura no Alentejo
Por Paulla Pinheiro - Em 27/06/2025 às 1:01 AM

Colheita das uvas vinhas
Em agosto e setembro, a região do Alentejo — maior produtora de vinhos de Portugal — celebra a época das vindimas com programações que mesclam tradição, enogastronomia e hospitalidade. Mais do que o início da vinificação, o período marca um reencontro com saberes ancestrais que envolvem a pisa das uvas, cantos típicos e visitas guiadas por vinhedos centenários.
Na Herdade dos Grous, a colheita manual noturna acompanha o ciclo da lua e dá origem ao rótulo Moon Harvested. Já na Herdade do Rocim, a jornada começa entre as videiras e culmina com almoço típico e apresentação de cante alentejano, Patrimônio Imaterial da Humanidade. A vinícola centenária Ervideira convida a pisar as uvas antes de um piquenique à sombra dos plátanos, enquanto o Torre de Palma Wine Hotel revive as festas romanas com degustações temáticas.
A experiência pode se estender pelas rotas da região, com paradas em Monsaraz, Évora e outras cidades que integram cultura, vinho e hospitalidade. Na capital alentejana, a sala de provas da Rota dos Vinhos do Alentejo reúne os principais rótulos em um espaço dedicado à descoberta sensorial.
Para quem deseja viver o vinho com autenticidade, o Alentejo oferece um convite irresistível à celebração dos sentidos.
- Experiência Da Vindima Para Turistas Crédito Victor Carvalho
- Experiência Da Vindima Para Turistas
- Pisa Das Uvas Crédito Victor Carvalho
- Reduzida Vindimas No Alentejo
- Uvas 2 Crédito Victor Carvalho
- Vindimas Alentejo
Mais notícias
Estilo nas pistas































