FEZ HISTÓRIA

Bortoleto marca primeiros pontos na F1 com 8º lugar na Áustria; Lando Norris vence

Por Aflaudisio Dantas - Em 29/06/2025 às 12:28 PM

Bortoleto Pontua F1

Piloto brasileiro conseguiu cruzar a linha de chegada na mesma posição em que largou Foto: reprodução Instagram

Após 11 corridas de adaptação, Gabriel Bortoleto finalmente brilhou na Fórmula 1. No GP da Áustria, disputado hoje (29) no circuito de Spielberg, o piloto da Sauber cruzou a linha de chegada na oitava posição, conquistando seus primeiros quatro pontos na categoria.

Bortoleto já tinha demonstrado força nos treinos, alcançando o Q3 pela primeira vez na temporada e garantindo o oitavo lugar no grid, seu recorde pessoal em F1. Conquista com gosto especial por superar seu companheiro de equipe, Nico Hülkenberg, e ficar lado a lado com o tricampeão Max Verstappen na quarta fila.

Na largada, Bortoleto mostrou maturidade ao evitar um incidente envolvendo Kimi Antonelli e Max Verstappen. Com boa estratégia de equipe, manteve-se em condições de pontuar, mesmo estando fora da zona de premiação em parte da corrida. Nas voltas finais, travou disputa apertada com Fernando Alonso, que também é seu empresário, antes de garantir o oitavo lugar e os pontos.

Após a corrida, Bortoleto reconheceu o trabalho de equipe como preponderante para o bom resultado. “Acho que (só) talento não é suficiente. Todo mundo aqui na Fórmula 1 tem talento. É uma questão de trabalho conjunto. A equipe tem que trazer bons upgrades pro carro, eu tenho que acertar minhas voltas no quali também… você precisa ter o pacote completo para entregar os resultados”, afirmou.

O último brasileiro a somar pontos na F1 foi Felipe Massa, em 26 de novembro de 2017, no GP de Abu Dhabi, quando terminou na décima posição.

Norris implacável

Lando Norris confirmou sua fase espetacular com mais uma vitória na temporada, consolidando a McLaren como a equipe a ser batida nas últimas etapas.

Foi a terceira vitória de Norris na temporada 2025, consolidando-o como um dos principais candidatos ao título mundial. O piloto britânico demonstrou grande equilíbrio entre agressividade e controle, não cometendo erros e aproveitando cada janela de pit stop com perfeição.

Além disso, a McLaren voltou a mostrar força coletiva, com Piastri garantindo o segundo lugar, selando mais uma dobradinha da equipe, algo que tem se tornado recorrente nas últimas etapas. “Foi um fim de semana incrível. O carro estava no ponto certo desde o primeiro treino, e conseguimos transformar essa performance em uma vitória. É esse nível que quero manter”, disse Norris após a corrida.

Resultado final – GP da Áustria 2025

  1. Lando Norris (McLaren)

  2. Oscar Piastri (McLaren)

  3. Max Verstappen (Red Bull)

  4. Charles Leclerc (Ferrari)

  5. George Russell (Mercedes)

  6. Carlos Sainz (Ferrari)

  7. Sergio Pérez (Red Bull)

  8. Gabriel Bortoleto (Sauber)

  9. Fernando Alonso (Aston Martin)

  10. Esteban Ocon (Alpine)

 

 

Mais notícias

Ver tudo de Notas