SETOR AQUECIDO

Aeroporto de Fortaleza recebe quase 500 mil passageiros em maio

Por Redação - Em 01/07/2025 às 2:46 PM

Aeroporto De Fortaleza, Aeroporto Pinto Martins

Aeroporto De Fortaleza, Aeroporto Pinto Martins

Fortaleza segue em ritmo de crescimento no turismo. Em maio de 2025, o Aeroporto Internacional Pinto Martins registrou a movimentação de 498.480 passageiros — o segundo maior número do ano, atrás apenas de janeiro. O volume supera os dados de maio de 2018, quando o terminal recebeu 479.233 passageiros, e se aproxima do desempenho pré-pandemia, como em 2019, que contabilizou pouco mais de 507 mil. Em relação a abril deste ano, o crescimento foi de quase 9%, e na comparação com maio de 2024, o salto foi de 16,36%.

O fluxo internacional também apresentou melhora significativa: foram 37.261 passageiros vindos do exterior, quase 5 mil a mais do que no mês anterior. Os principais emissores de turistas internacionais foram Estados Unidos, França, Argentina, Itália e Portugal, de acordo com a Embratur.

A secretária do Turismo de Fortaleza, Denise Carrá, destaca o bom momento vivido pelo setor na capital cearense. “Fortaleza vive um cenário de retomada consolidada e crescimento consistente. A movimentação aérea reflete o quanto nossa cidade tem se fortalecido como destino turístico, com boa infraestrutura, promoção estratégica e conexão com o trade turístico dos mercados nacionais e internacionais”, disse.

O avanço no número de passageiros está diretamente ligado à ampliação da malha aérea, com novas rotas e mais frequências para destinos nacionais e internacionais — resultado de ações coordenadas do Governo do Estado e parceiros do setor.

A expectativa é de continuidade desse crescimento nos próximos meses. Para junho, a administradora do terminal, Fraport, projeta a movimentação de 483 mil passageiros em mais de 3.200 voos. Já em julho, período de férias escolares e alta demanda, o Observatório do Turismo de Fortaleza estima a chegada de mais de 460 mil turistas, consolidando a cidade entre os destinos mais procurados do Brasil.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business