Genial Quaest

Governo Lula enfrenta maior rejeição na Câmara desde o início do mandato, diz pesquisa

Por Aflaudisio Dantas - Em 02/07/2025 às 9:59 AM

Lula Foto Agência Brasil

68% dos parlamentares acreditam que Lula tentrá a reeleição Foto: Agência Brasil

A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2) revela que 46% dos deputados federais reprovam o governo Lula. É  a pior avaliação do presidente junto aos congressistas desde o início do mandato, enquanto apenas 27% o consideram positivamente. Outros 24% classificam a gestão como regular, e 3% não souberam ou optaram por não responder.

A sondagem foi realizada com 203 parlamentares, o equivalente a 40% da Câmara, entre 7 de maio e 30 de junho, com margem de erro de 4,5 pontos percentuais. A reprovação aumentou de 42% em maio de 2024 para 46% agora, e a aprovação caiu de 32% para 27%.

Sobre a relação entre Executivo e Legislativo, 51% dos deputados a avaliam de forma negativa. Enquanto apenas 18% consideram esse relacionamento positivo. Em paralelo, 57% acreditam que as chances de aprovação da agenda de Lula no Congresso são baixas, contra 36% que veem probabilidade de avanço.

Consequências eleitorais
A mesma pesquisa mostra o impacto dessas percepções no cenário eleitoral. Os números apontam que 68% dos parlamentares acreditam que Lula será candidato à reeleição em 2026, embora 50% apostem na vitória de um opositor.

Entre os deputados que se consideram independentes, essa expectativa de vitória da oposição saltou de 53% para 62%, e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos–SP) desponta como favorito da oposição, com 49% das intenções, contra 39% no levantamento anterior.

A avaliação da gestão da Câmara, comandada por Hugo Motta (Republicanos–PB), foi aprovada por 68% dos deputados — 25% consideram a gestão regular e apenas 6% avaliam-na negativamente.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder