sucesso musical
Ricardo Bacelar leva sua música à China e celebra reconhecimento no Oriente
Por Marlyana Lima - Em 02/07/2025 às 3:16 PM

Antes de seguir para China, Ricardo Bacelar fez um pit stop em Paris – Fotos: Reprodução/Instagram
O músico, pianista e produtor cearense Ricardo Bacelar acaba de embarcar para uma temporada fora do Brasil que dá início a uma nova fase internacional de sua carreira. Nesta quarta-feira, (2), Bacelar fez um pit stop em Paris, antes de seguir para o Oriente. Pela primeira vez, ele se apresenta ao vivo na China, com shows marcados para os dias 6 de julho, em Pequim, e 18 de julho, em Hong Kong. A viagem também marca o início das gravações de um novo álbum, desta vez um disco solo de piano, que será registrado em estúdio na capital chinesa.
“Estou muito animado em encontrar esse público pela primeira vez. A China é um novo território para mim, musical e culturalmente, e quero construir uma ponte real com os ouvintes de lá”, declarou o artista.

A turnê vem na esteira de uma sequência de lançamentos e reconhecimentos internacionais. O álbum mais recente de Bacelar, “Donato” (2024) — gravado em parceria com Leila Pinheiro em homenagem ao mestre João Donato — conquistou espaço de destaque em uma das publicações musicais mais respeitadas do Japão, a Mikiki Tokyo, ligada à tradicional Tower Records, referência mundial em mídia física.
“Fiquei muito orgulhoso e feliz com o espaço dedicado ao meu novo álbum na Mikiki. O Japão tem um amor genuíno pela nossa música, algo que emociona profundamente. Quero voltar mais vezes”, afirmou o músico em suas redes sociais.
Além do reconhecimento internacional, Bacelar vem acumulando conquistas também no Brasil. Durante a primeira noite do Prêmio Profissionais da Música, venceu em duas categorias: Melhor Produtor da Região Nordeste e com o projeto Jasmin Music.
De Fortaleza para o mundo
Natural de Fortaleza, Ricardo Bacelar construiu uma sólida carreira como solista e produtor. Antes disso, integrou por mais de uma década o grupo Hanoi Hanoi, conhecido por misturar rock com sonoridades africanas e percussivas. A banda, inclusive, prepara um álbum comemorativo pelos 30 anos de trajetória.
Sua discografia solo é vasta e diversa, passando por projetos autorais e colaborações com grandes nomes da música brasileira. Entre os álbuns de destaque estão “Sebastiana” (2018), “Paracosmo” (2021), “Congênito” (2022), e os registros conjuntos “Andar com Gil” (2023, com Delia Fischer), “Nós e o Mar” (2023, com Roberto Menescal e Diogo Monzo), e o mais recente, “Aracati” (2024), ao lado de Jaques Morelenbaum.
Em paralelo à viagem internacional, Bacelar segue promovendo o álbum ao vivo lançado no Theatro São Luiz, em Fortaleza, marcando uma celebração da música instrumental com raízes brasileiras e projeção global.

Bacelar conquistou espaço de destaque em uma das publicações musicais mais respeitadas do Japão, a Mikiki Tokyo
O novo projeto na China promete dar continuidade a essa trajetória de fusões musicais e diálogos interculturais — agora com um olhar voltado para o Oriente.
Mais notícias
Política econômica

























